6º Afoxé Filhos de Iemanjá de Paranaguá acontece no sábado (3) e promove celebração à cultura afro-brasileira e resistência negra


Por Luiza Rampelotti Publicado 29/01/2024 às 14h36 Atualizado 06/02/2024 às 15h26

No próximo sábado (3), Paranaguá sediará a 6ª edição do Afoxé Filhos de Iemanjá, um evento que celebra a cultura e religiosidade afro-brasileira. O Afoxé resgata a memória dos ancestrais que sofreram com a escravidão na cidade, proporcionando uma manifestação repleta de música, dança, canto e rituais, todos dedicados à fé e devoção aos orixás, especialmente a Iemanjá.

O ponto de partida será a Igreja São Benedito, um dos símbolos da resistência negra em Paranaguá, às 16h. A expectativa, de acordo com Lederson Souza, presidente da Associação Cristã de Estudos da Fraternidade e Irmanada (Acefi) e organizador do evento, é que cerca de 800 pessoas participem do Afoxé. Ele destaca a importância do evento para valorizar a diversidade cultural e religiosa da cidade, além de promover respeito e tolerância entre diferentes tradições.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Foto: Kaike Mello/JB Litoral

Neste ano, o Afoxé traz novidades, como a participação especial do grupo de Maracatu da cidade de Matinhos e a presença da campeã do Festival de Curimba, um campeonato entre os povos de terreiros. Durante a caminhada que percorrerá as alamedas e ruas da cidade, passando por locais históricos como o Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP), que abriga o pelourinho original, a celebração culminará na Praça do Pelourinho e na estátua de Iemanjá, na Rua da Praia.

O Afoxé é mais do que uma simples celebração; é uma expressão da identidade e ancestralidade negra que contribuiu para a formação da sociedade brasileira. É também uma forma de resistência ao racismo e à discriminação que persistem no país, convidando a todos para celebrar a vida, a fé e a cultura afro-brasileira”, diz Lederson Souza.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Foto: Kaike Mello/JB Litoral

Evento faz parte do calendário oficial da cidade

O Afoxé Filhos de Iemanjá faz parte do calendário oficial de eventos de Paranaguá desde 2023, quando a Lei 0642 foi promulgada pela Câmara de Vereadores. “Hoje o evento é fundamentado por essa lei e, por estar incluído no calendário oficial do município, recebe o apoio da Prefeitura”, explica o organizador.

O presidente da Acefi faz um convite especial à população de Paranaguá e do Litoral. “O Afoxé é um ato cívico-cultural inter-religioso, o qual qualquer pessoa pode participar. É um prazer convidar a comunidade de Paranaguá, a família religiosa dos povos de Axé, dos povos de Terreiros, e também os devotos de Iemanjá. Todos estão convidados a participar desse ato no dia 3 de fevereiro, às 16h será a nossa concentração e a nossa saída dessa procissão acontece às 17h, saindo da igreja São Benedito”, convida.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Foto: Kaike Mello/JB Litoral

O 6º Afoxé Filhos de Iemanjá é uma iniciativa da Associação Cristã de Estudos da Fraternidade e Irmanada, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), Prefeitura de Paranaguá e o IHGP, dentre outros colaboradores. O evento promete ser uma celebração marcante que destaca a diversidade e riqueza da cultura afro-brasileira, reforçando o papel da cidade como guardiã da memória e resistência negra.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Foto: Kaike Mello/JB Litoral