8º Grupamento de Bombeiros de Paranaguá conta com novo comandante; conheça o major Fabrício


Por Redação com informações de Kaike Mello Publicado 17/03/2023 às 17h56 Atualizado 18/02/2024 às 07h10

Na manhã de sexta-feira (17), aconteceu a passagem de comando do 8° Grupamento do Corpo de Bombeiros do Estado no Paraná, em Paranaguá. O evento, que contou com a presença de autoridades de diferentes frentes das forças de segurança e também representantes dos poderes municipal e estadual, foi realizado no Teatro Municipal Rachel Costa.

Até então, o grupamento era comandado pelo tenente coronel Dorico Gabriel Borba, que passa o comando para o major Fabrício Frazatto dos Santos para assumir um novo desafio: o comando do 6º Grupamento de Bombeiros (Região Metropolitana de Curitiba), em São José dos Pinhais. Em seu discurso de passagem, Borba se emocionou ao lembrar de sua trajetória no Corpo de Bombeiros.

Lembro que ao optar pela carreira de bombeiro militar, fui assolado por uma pequena incerteza sobre ter feito a escolha correta. Em uma conversa ao telefone com minha saudosa mãe, ela me tranquilizou dizendo que se a minha vida fosse guiada pela vontade de Deus, eu não precisaria ter dúvidas. As palavras da dona Valdete encheram meu coração de paz e de convicção de que ser bombeiro militar, profissão que me acompanha até hoje, quase 30 anos depois, era o meu destino”, contou.

O novo comandante, major Fabrício, tem 44 anos de idade, sendo 25 deles em serviços prestados aos Bombeiros. Ao JB Litoral, ele falou sobre os desafios e sua expectativa frente ao 8º Grupamento.

É uma satisfação muito grande receber essa função tão importante a nível do Corpo de Bombeiros, dada a própria importância que o Estado dá ao nosso Litoral. Além disso, é um desafio, e votamos para que consigamos atingir objetivos, ativar essas ações com o apoio de todos”, disse.

Desvinculação da PM


Desde dezembro do ano passado, o Corpo de Bombeiros se tornou uma instituição militar independente, isto é, foi desvinculada da Polícia Militar (PM) por força de um pedido de emenda à constituição (PEC), aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Com a mudança, a PM deixou de ser responsável pelas atividades de gestão de recursos humanos, aquisição de materiais e equipamentos dos bombeiros.

A iniciativa, de autoria do próprio Governo do Estado, visa a melhoria na execução do orçamento para a compra de equipamentos e a preparação oficial, que seguirá com carreira sob regulamentação própria da corporação. Desta forma, o Corpo de Bombeiros passará a operar exclusivamente no cumprimento de suas missões constitucionais, cabendo à instituição a coordenação e a execução de atividades de Defesa Civil; o exercício do poder de polícia referente à prevenção e combate a incêndios, pânico e desastres; prevenção de afogamentos na orla marítima e fluvial, buscas, salvamentos, socorros e atendimento pré-hospitalar.

O novo comandante do 8º GB também comentou sobre a nova fase para os bombeiros paranaenses, a qual ele definiu como bastante desafiadora.

Estamos passando por um novo momento com a desvinculação da PM, nossa coirmã, a qual somos muito gratos. Mas, a partir de então, seguiremos um caminho próprio e específico, destinado realmente às duas missões constitucionais de salvar a vida e proteger o patrimônio. Por isso, é um desafio muito grande, já que, até então, a Polícia Militar nos abraçava muito bem, e agora precisamos caminhar com as próprias pernas”, refletiu.

O major Fabrício destacou que grandes desafios virão, mas ele avalia que servirão para que cada bombeiro militar procure atingir, na sua plenitude, aquilo que aprendeu na escola de formação, conhecimento e aperfeiçoamento humano. “Com isso, poderemos elevar a instituição ao patamar em que ela deve permanecer por muito tempo”, concluiu.