9º BPM divulga balanço de prisões e apreensões realizadas no Litoral em 2023


Por Redação Publicado 20/12/2023 às 12h28 Atualizado 19/02/2024 às 08h30

O 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), também conhecido como Batalhão Costeiro, responsável pela segurança de uma das regiões mais importantes do Estado do Paraná, divulgou nesta quarta-feira, 20, um balanço das ações realizadas entre fevereiro e dezembro deste ano.

Conforme as informações divulgadas pelo Setor de Comunicação Social do 9º BPM, desde o final da última temporada de verão, visando diminuir os índices criminais, várias ações preventivas e repressivas foram realizadas no litoral.

Uma das iniciativas foi a implementação do conceito de Policiamento de Proximidade, com a criação de vários grupos de WhatsApp compostos por moradores, comerciantes e profissionais de diversas áreas de cada município ou localidade, onde a rápida troca de informações tem auxiliado na prevenção e na solução de crimes em benefício da população.

Essa concepção de segurança pública, somada às várias operações policiais deflagradas pela corporação ou em parceria com outras forças de segurança ao longo do ano, resultaram nos resultados listados abaixo.

PRISÕES

Conforme levantamentos da Seção de Planejamento do 9º BPM (P3/ 9º BPM), entre 22 de fevereiro e 14 de dezembro de 2023, 1.584 pessoas foram presas pelos mais diversos tipos de ilicitudes. Destas, 470 possuíam Mandado de Prisão expedido pelo Poder Judiciário. Entre os crimes mais comuns praticados pelos detidos estão: tráfico de drogas, roubo, furto, receptação, porte ilegal de arma de fogo e violência doméstica.

VEÍCULOS RECUPERADOS

Além disso, o 9º Batalhão recuperou 138 veículos que haviam sido furtados ou roubados, devolvendo-os aos seus legítimos proprietários. A recuperação dos veículos é importante para reduzir os índices de criminalidade, pois muitos deles são utilizados para a prática de outros delitos.

ARMAS DE FOGO

Outro destaque da atuação do 9º BPM foi com relação a apreensão de armas de fogo. Ao todo, entre revólveres, pistolas e armas longas, foram 115 apreensões. A retirada de uma arma de fogo das ruas evita o cometimento de diversos crimes, entre eles, o homicídio.

DROGAS

O combate ao tráfico de drogas também foi intenso no período. O Batalhão Costeiro apreendeu em torno 1,5 tonelada de entorpecentes, entre cocaína, maconha, crack, LSD e ecstasy. Essas substâncias causam graves danos à saúde e à sociedade, além de gerarem recursos para organizações criminosas que atuam na região.

PREJUÍZO AO CRIME

Durante o ano, as ações policiais resultaram em um prejuízo aos grupos criminosos estimado em aproximadamente 225 milhões de reais, desarticulando suas estruturas e operações em toda a região.

O 9º BPM reforça o seu compromisso com a sociedade, atuando de forma integrada com os demais órgãos de segurança pública e com a comunidade, buscando sempre a excelência no serviço prestado, cujo objetivo se traduz na preservação da vida e da dignidade humana.