A céu aberto: lixo espalhado em calçadas e entulhos descartados irregularmente são flagrados em Matinhos


Por Flávia Barros Publicado 09/05/2023 às 00h49 Atualizado 18/02/2024 às 10h55

Em vias públicas, obstruindo calçadas, trazendo riscos à população e até em frente a um posto de saúde. Uma fiscalização realizada pela Prefeitura de Matinhos flagrou, nesta segunda-feira (8), vários pontos com lixo doméstico e outros tipos de resíduos, como restos de construção, de podas de árvores e outros entulhos; sobre calçadas, em terrenos baldios e margens de vias públicas. Em um dos pontos divulgados pela administração municipal, no balneário Flamingo, a equipe do Departamento de Fiscalização flagrou bastante lixo espalhado pelo chão, em frente de um imóvel, na rua Paranacity. Segundo o departamento, o proprietário do imóvel será multado.

Nem a UBS escapou


Outros registros de descarte irregular foram feitos em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Mangue Seco e próximo à rotatória da avenida Curitiba. “A Prefeitura de Matinhos, por meio do Departamento de Fiscalização, reforça o pedido para que os moradores façam a destinação correta do lixo. O departamento ainda informa que percorre a cidade inteira fazendo a fiscalização”, informou a Prefeitura em publicação feita nas redes sociais.


Crime ambiental


A gestão lembrou, ainda, que o descaso de alguns vem gerando prejuízo, pois é preciso deslocar equipes da administração municipal até esses locais para realizar o recolhimento. “A Prefeitura de Matinhos lembra que o descarte incorreto de lixo e entulho é crime ambiental. E as sanções (multas) a quem comete esse tipo de crime estão amparadas nas Leis Municipais 1051/2006, 1612/2013 e 1635/2013”, finalizou.