Empresa responsável pela travessia de Guaratuba é multada por atrasos na execução do trajeto


Por Marinna Prota Publicado 18/06/2021 às 21h13 Atualizado 16/02/2024 às 05h32

A reclamação pela demora na travessia do ferry-boat, em Guaratuba, tem sido constante, desde a troca da empresa responsável pelo transporte, em abril deste ano. Na sexta-feira (11), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) multou a BR Travessias pelos danos causados aos usuários. Em nota, a empresa assume que foi autuada, mas não revela quais os valores da penalidade.

Na troca das companhias que exploravam o transporte na travessia de Guaratuba, houve alteração na tarifa para os usuários: subiu de R$ 7,40, quando a responsabilidade era da concessionária Travessia de Guaratuba, para R$ 8,90 com a BR Travessias assumindo o serviço. Além da demora para concluir o percurso na balsa, o valor pago pela passagem é outra queixa frequente dos usuários.

De acordo com o morador de Guaratuba, Roberto Silveira, de 37 anos, a demora, mais que habitual para fazer a travessia, atrapalha a rotina dos moradores da região. “Muita gente usa o ferry-boatpara ir trabalhar e, por conta da demora, acaba sendo prejudicado”, conta.

No início de maio, uma equipe da Controladoria Geral do Estado (CGE) esteve no local da travessia e colheu opiniões dos usuários a respeito do transporte que vem sendo executado. De acordo com o laudo emitido pela instituição, o tempo máximo para que a população faça a travessia é de 32 minutos. “Sempre demora mais do que isso”, acrescenta Roberto.

Em nota, a empresa BR Travessias reconheceu que tem enfrentado problemas e trabalhado para normalizar a situação.

A Concessionária

A BR Travessias venceu a licitação do ferry-boat em 2020 e assumiu o serviço no mês de abril deste ano. De acordo com o contrato assinado, a empresa recebeu três ferry-boats de propriedade do DER e deveria, em um prazo de 90 dias, ter condições de transportar 360 veículos, simultaneamente.

Entretanto, ela diz que “a aquisição de novos equipamentos, que garantam essa capacidade, seria um de uma série de outros investimentos a serem assumidos pela nova concessionária”. Além disso, reconhece que, desde que começou a operar, enfrenta problemas mecânicos nas embarcações, o primeiro deles quatro dias após começar a prestação do serviço.

Diz, ainda, que nos próximos deve usar uma embarcação própria e maior, com capacidade para transportar 45 veículos. Adianta que irá negociar a compra de mais uma embarcação para transportar 140 veículos, medidas que fazem parte dos planos da concessionária.

Por fim, a empresa alega que vem investindo na reforma dos ferry-boats e afirmou que, nos próximos dias estará com três funcionando, garantindo maior fluxo na travessia até a chegada da embarcação de maior porte.