Ação do OGMO Pguá reconhece trabalhadores portuários avulsos por excelência e segurança no trabalho


Por Luiza Rampelotti Publicado 19/07/2023 às 15h22 Atualizado 18/02/2024 às 17h37

Na terça-feira (18), o Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO/Paranaguá) promoveu o tradicional bate-papo com os sindicatos laborais para apresentar o Projeto TPA Essencial, uma iniciativa que busca reconhecer os trabalhadores portuários avulsos (TPA) que se destacam não apenas pela quantidade de produção, mas também pela qualidade e segurança em suas tarefas.

De acordo com a coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalho, Karla Alves, o TPA Essencial é uma ação do OGMO Paranaguá para valorizar aqueles trabalhadores que demonstram excelência em suas atividades laborais e contribuem para um ambiente de trabalho mais seguro e eficiente no porto. “Os trabalhadores serão premiados com base na equipe que mais produziu em um tipo de faina por mês. Ao ser escalado para uma faina e cumprir sua jornada de trabalho com excelência, o trabalhador já estará automaticamente participando do programa, concorrendo ao prêmio de reconhecimento”, explica.

A coordenadora ainda esclarece que, para ser elegível ao prêmio, um dos critérios é a produção, sendo necessário que o trabalhador esteja incluído em pelo menos um dos cinco ternos mais produtivos na faina escolhida do mês. Além disso, é essencial que nenhum trabalhador do terno tenha registro de incidentes ou acidentes pessoais no mês avaliado, assim como nenhum registro de desvios por parte do técnico de segurança.

Premiação de R$ 100

Como forma de reconhecimento pelo destaque alcançado, cada TPA que fizer parte do terno vencedor receberá como prêmio um vale-compra no valor de R$ 100. “O Programa TPA Essencial reforça o compromisso do OGMO/Paranaguá em valorizar seus trabalhadores e promover um ambiente seguro e eficiente para todos os envolvidos nas atividades portuárias. Além disso, essa iniciativa também visa incentivar a busca pela excelência no trabalho, estimulando os trabalhadores a se destacarem não apenas em termos de produção, mas também em qualidade e segurança”, comenta Karla Alves.

A diretora executiva do OGMO, Shana Bertol, ressalta que o Programa TPA Essencial tem por objetivo disseminar uma cultura de segurança nas operações portuárias. Ela explica que o reconhecimento mensal da equipe de trabalho mais produtiva passará por critérios de segurança e qualidade, na medida em que serão observados critérios de utilização de EPIs, procedimentos de segurança, toxicológico, assiduidade, etc.

Acreditamos que é fundamental reconhecer e premiar aqueles profissionais que se esforçam para garantir um ambiente de trabalho seguro e eficiente em nosso porto. Estamos confiantes de que a ação será um sucesso, fortalecendo cada vez mais a relação de parceria entre o OGMO/Paranaguá e os trabalhadores portuários avulsos. Contamos com a participação e o comprometimento de todos para o sucesso dessa iniciativa, que certamente contribuirá para um ambiente de trabalho mais seguro“, destaca.

Representantes sindicais aprovam

O presidente da Intersindical e presidente do Sindicato dos Vigias Portuários de Paranaguá, Marcos Ventura Alves, elogiou a iniciativa do programa. “Tudo o que venha trazer um benefício ao trabalhador no sentido da segurança, melhorando a qualidade da mão de obra e a produção, vai ser bem vindo. Espero que isso traga bons resultados”, disse.

O ponto de vista é compartilhado pelo presidente do Sindicato do Bloco de Paranaguá, Ednei Domingos Silveira, que enfatizou a importância da ação. “O Programa TPA Essencial é muito importante para a própria segurança do trabalhador portuário. A iniciativa será essencial para que ele volte para sua casa com segurança após o expediente”, avaliou.

Já o presidente do Sindicato dos Conferentes de Paranaguá, José Eduardo Antunes Santos, considerou o programa bastante interessante. Ele ressaltou que o objetivo de premiar os trabalhadores avulsos que se destacam em produtividade e segurança é uma maneira eficaz de valorizar os profissionais.

A iniciativa objetiva premiar aqueles trabalhadores avulsos com destaque por mês na produtividade, atendendo todos os itens de segurança, que consigam trabalhar em equipe e que tenham assiduidade. A gente tem que pensar que é a valorização do TPA. Parabéns para o OGMO e que todos os TPA’s vejam isso como um incentivo para que desempenhem cada vez melhor suas atividades”, concluiu.

*Com informações do OGMO Paranaguá