Ação para emissão da Carteira do Autista acontece na próxima terça (2) em Guaratuba
Na próxima terça-feira (2), é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data que busca sensibilizar a sociedade sobre as questões relacionadas a esse transtorno. Neste ano, o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Guaratuba, promoverá uma ação especial: a confecção e emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).
A ação será realizada no Centro Municipal de Avaliação e Atendimento Educacional Especializado (CMAE), localizado na Rua Carlos Mafra n°1600, Cohapar, durante o horário das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
A CIPTEA, conforme estabelecido pela lei Federal n°13.977/2020, é um documento de identificação que garante prioridade em atendimentos públicos e privados em todo o Paraná, visando facilitar o acesso a serviços essenciais para pessoas com autismo e seus familiares.
Para solicitar a carteira CIPTEA, os interessados devem apresentar os seguintes documentos:
- RG e CPF da pessoa autista
- RG e CPF do responsável
- Fotografia 3×4 (que pode ser retirada pelo celular)
- Laudo médico contendo os dados do paciente, a classificação internacional de doenças e problemas relacionados à saúde (CID) e a assinatura com CRM do médico
- Exame de tipo sanguíneo ou qualquer outro documento válido/legítimo que comprove o tipo sanguíneo (como carteira de vacinação, carteira de doação de sangue ou exame de tipo sanguíneo)
- Comprovante de endereço
- Telefone e e-mail do responsável para contato
As carteiras serão impressas e entregues na hora, além de serem emitidas em formato PDF, podendo ser utilizadas no celular como documento digital.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (41) 99837-9545, com Simone.