Acordo entre Funeas e Unespar transforma HRL em hospital-escola


Por Marinna Prota Publicado 13/10/2021 às 13h15 Atualizado 16/02/2024 às 15h58
HOSPITAL REGIONAL

Aconteceu nesta quarta-feira (13) às 11h30 a assinatura de um termo de cooperação entre a (Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná) Funeas e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O convênio sela uma parceria entre as instituição para atuação dentro do Hospital Regional do Litoral (HRL). Com o auxílio dos profissionais que realizam seus estudos na instituição os atendimentos serão reforçados e o hospital ganhará espaço na infraestrutura da universidade para pesquisas e novas descobertas na área da saúde.

Ao JB litoral, a reitora da Unespar Salete Machado Sirino disse que esta parceria “vai envolver as atividades de ensino, pesquisa e de extensão. Então os cursos de graduação e pós graduação do nosso campus têm a possibilidade de realizar atividades aqui no hospital. E para o hospital, a universidade entra com a suas potencialidades, com relação as pesquisas e tudo mais. Quem ganha com isso é a comunidade. Após a assinatura do termo, nós já começamos a atuar, o termo já está em vigência”.

Durante o evento realizado para a assinatura da parceria do que pode ser considerado um “hospital-escola”, o novo diretor do HRL, Hemerson Saqueta, registrou a satisfação de fazer parte de um momento deste porte, que significa um avanço no atendimento à comunidade. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o acordo de cooperação chega para se somar a uma série de ações voltadas ao hospital, que é referência em atendimento no litoral. Entre elas, está a entrega de equipamentos de última geração.

“Esse momento é de parceria, queremos lançar nossos cursos de residência médica e também o de enfermagem. Próximo passo serão as obras, com a reforma do hospital, vem aí, o novo ambulatório médico de especialidades que será na antiga biblioteca Mario Lobo. Além disso, uma obra de adaptação da nossa maternidade. Também estamos investindo equipamentos porque este é o hospital do nosso litoral”, disse Beto Preto.

Curso de enfermagem

Uma dos anseios da comunidade, o curso de enfermagem que deve entrar na grade da Unespar no ano que vem já é aguardado. Ainda não houve a aprovação final, mas a expectativa é de que a graduação possa ser oferecida no litoral, como contra partida as demandas da região.

“Essa demanda do curso de enfermagem é da comunidade, uma luta em prol deste curso já tramitou nas instâncias internas e está na nossa Superintendência de Ciência e Tecnologia em Ensino Superior. Temos uma esperança que em breve teremos aprovados pelo governo do estado para ter este curso para a comunidade”, afirmou a reitora da Unespar.

Beto Preto afirmou que há conversas neste sentido e que acredita que no ano que vem o curso de enfermagem possa efetivamente começar a ser ministrado no litoral paranaense.