Agência de Inovação de Guaratuba deve impulsionar empreendedorismo sustentável


Por Redação Publicado 03/08/2023 às 10h14 Atualizado 18/02/2024 às 19h08

Na última terça-feira (1º), o município de Guaratuba anunciou a implantação da Agência de Inovação Guará 3.0. A iniciativa, que está em desenvolvimento em 20 municípios do estado, tem por intuito impulsionar a geração de negócios inovadores conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

O lançamento aconteceu no Terminal Turístico Pesqueiro, na Praça dos Namorados, em Guaratuba. A Guará 3.0 surgiu como um centro de cultura da inovação, voltada para a atração de profissionais e empreendedores que queiram participar de um ecossistema criativo e tecnológico em expansão, explica o prefeito Roberto Justus (União).

A ideia é justamente trabalhar a qualificação de pessoal, a eficiência de processos com novas ferramentas, especialmente na área da tecnologia. Tudo isso para deixar os nossos empresários preparados para essa grande avalanche de investimento que Guaratuba vai experimentar nos próximos anos. Com essa iniciativa, queremos alçar voos mais altos e transformar a cidade em um polo atrativo para negócios e criatividade“, afirmou Justus.

Segundo ele, a Agência representa um grande passo no desenvolvimento de Guaratuba, pois deve impulsionar a formação de governanças na cidade. “Com o apoio das lideranças municipais, empresários e do governo estadual, a cidade está pronta para se destacar como um hub de criatividade e tecnologia no Paraná”, complementou.

De acordo com o secretário estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Marcelo Rangel, a Guará 3.0 será um marco para o Litoral. “Queremos mobilizar e engajar a comunidade para que, juntos, possamos construir uma governança sólida. Com apoio das lideranças municipais, empresários e do Governo Estadual, a cidade está pronta para se destacar como um hub de criatividade e tecnologia no Paraná“, destaca o secretário de Estado.

Criação de novas agências

Além de Guaratuba, Morretes e outros outros dois municípios já estão nas últimas etapas para implantação da Agência de Inovação. Em outras 16 cidades, o projeto também está sendo desenvolvido, mas em fase inicial.

As agências, lideradas pelas prefeituras, atenderão diversos públicos e buscarão conectar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), visando a redução de desigualdades, o desenvolvimento de comunidades sustentáveis e o crescimento econômico.

A iniciativa terá um impacto direto no ambiente produtivo e social, fomentando a criação de novos produtos e serviços através de qualificações e parcerias com o setor privado. Além disso, serão oferecidas capacitações para diferentes faixas etárias, visando a promoção da inclusão digital e o aprimoramento da mão de obra voltada para o mercado de tecnologia e inovação.

*Com informações da AEN