Agência do Trabalhador oferta cursos gratuitos para capacitação profissional em Pontal do Paraná


Por Amanda Batista Publicado 14/05/2023 às 21h59 Atualizado 18/02/2024 às 11h24

A Agência do Trabalhador de Pontal do Paraná, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), está ofertando diversas vagas em cursos de capacitação profissional. O objetivo é qualificar os moradores e aumentar a renda das famílias pontalenses.

As vagas contemplam cursos em atrativos turísticos, introdução à informática, turismo rural, assistente contábil, excelência no atendimento ao cliente, gestão de custos, planejamento orçamentário, assistente de recursos humanos, legislação prática, desenvolvimento pessoal e gestão de pessoas.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas na Agência do Trabalhador, localizada na Rua Baronesa do Cerro Azul, nº 387, em Praia de Leste. No ato da inscrição, é necessário apresentar documento de identificação, comprovante de residência, telefone e e-mail para contato.

O gerente da Agência do Trabalhador de Pontal do Paraná, Albor Guttemberg Neto, destacou a importância das capacitações para o crescimento das perspectivas de emprego e renda, que levam desenvolvimento econômico à região.

Quando cheguei na agência, o pessoal perguntava sobre as vagas de emprego, mas não tinha currículo nem qualificação, muito menos experiência. Então, decidimos começar a capacitar, correr atrás do sistema Sesc e Senac, e seguimos com esse objetivo. De um ano e meio para cá, mudamos a vida de centenas de famílias que hoje são microempreendedores ou trabalham de carteira assinada graças a essa qualificação”, explica o gerente.

Desde agosto de 2021, período em que a agência passou a ofertar qualificação gratuita, foram mais de 1.500 alunos capacitados em diversos cursos, que vão desde gastronomia gourmet, como panificação e derivados de pescados, até manutenção de máquinas pesadas, como motoniveladora, pá carregadeira e retroescavadeira.

Luciane Novisk, cirurgiã dentista de Pontal do Paraná, foi uma das participantes que mudou de vida após participar dos cursos. “Há muito tempo vinha buscando algo que me  chamasse a atenção, que me encantasse, pois encontrava-me em um quadro de depressão e sem vontade de nada”, lembra a dentista.

Quando o Curso de Panificação foi ofertado pela Prefeitura, Luciane decidiu se inscrever e acabou se apaixonando pela atividade. “Além do curso de panificação, fiz o curso de Geléias, Doces Pastosos e de Corte. Hoje, além da odontologia, tenho um Café chamado Sabor Caiçara, onde produzimos os nossos pães, nossas geléias, nossos salgados e massas artesanais”, afirma.

A cirurgia ainda conta que há dificuldade para encontrar mão de obra qualificada na panificação e que os cursos gratuitos são uma excelente alternativa para aqueles que pretendem entrar na área.

A capacitação fomenta a busca por melhores salários e condições de trabalho. E, para quem prefere não ter vínculo empregatício, a produção de pães, geléias e salgados pode ser feita em casa, formalizada pelo MEI, de fácil acesso e com custo baixíssimo. Por isso acredito que a qualificação é a chave para o sucesso em qualquer iniciativa”, concluiu.

Confira a lista de cursos:

Vagas abertas;

Informática Básica – 40h;

Duração: 24/05 até 06/06;

Horários: 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 22h30;

Duas turmas de 15 alunos;

Local: Biblioteca de Ipanema.

Turismo Rural – 24h;

Duração: 30/05 até 01/06;

Horários: 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 22h30;

Turma única de 15 alunos;

Local: Colônia Pereira.

Informações Sobre Atrativos Turísticos – 21h;

Duração: 24/05 até 15/06;

Horários: Todas as quartas, quintas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h;

Turma única de 20 alunos;

Local: Agência do Trabalhador.

Inscrições a partir de junho

Jardinagem;

Turma de 15 alunos;

Inscrições, local e horário a definir;

Em parceria com o SENAR;

Roçadeira Profissional;

Turma de 15 alunos;

Inscrições, local e horário a definir;

Em parceria com o SENAR.

Inscrições a partir de julho

Os cursos do mês de julho serão feitos através da parceria entre a Prefeitura de Pontal do Paraná e o Governo do Estado, por meio do projeto Qualifica Paraná. Ao todo, serão duas turmas de 20 alunos para cada curso. As aulas serão ofertadas das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 22h30 e os locais ainda serão definidos.

Confira a lista e a carga horária dos cursos Qualifica Paraná

Assistente Contábil – 220h;

Excelência no Atendimento ao Cliente – 20h;

Gestão de Custos Industrial – 24h;

Planejamento Orçamentário – 24h;

Assistente RH – 180h;

Legislação Prática – 60h;

Desenvolvimento Pessoal – 40h;

Gestão de Pessoas e Equipe – 40h;