Agendamento para Justiça no Bairro segue até segunda-feira (8); programa promove mutirão de serviços


Por Flávia Barros Publicado 04/05/2023 às 23h07 Atualizado 18/02/2024 às 10h43
rg,
Para conseguir atendimento nos dias da ação, é necessário agendar presencialmente nos CRAS. Foto: Arquivo/JB Litoral

Já está quase tudo pronto para Paranaguá receber o programa Justiça no Bairro, que será realizado por meio de uma parceria entre Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Sistema Fecomércio, Sesc/Senac PR e Prefeitura, de 11 a 13 de maio.

O objetivo é prestar atendimento à população economicamente vulnerável de Paranaguá e região, favorecendo a conciliação com audiências prévias em inúmeras áreas do Direito, possibilitando a resolução com a expedição imediata dos documentos.

Os serviços


De quinta-feira (11) a sábado (13) será prestado o serviço de expedição de carteiras de identidade, para 1ª e 2ª via. E no sábado (13), das 9h às 17h, o programa atenderá à demanda reprimida na justiça, para a resolução de conflitos na área de família. Para tal, é necessária a presença dos envolvidos para a imediata solução de: divórcio consensual, guarda de filhos, pensão alimentícia, união estável (reconhecimento/dissolução), reconhecimento de paternidade/maternidade, retificação de registro civil, entre outros.

Documentos necessários


Para ter acesso ao atendimento jurídico, o público interessado deverá levar comprovante de renda, já que alguns serviços serão disponibilizados somente à população com renda máxima de até três salários mínimos por pessoa; comprovante de endereço; e documentação pessoal que é específica para cada serviço pretendido, inclusive certidão de nascimento ou casamento.

Já para a emissão da Carteira de Identidade (1ª e 2ª via, para maiores de dois anos) é necessário levar comprovante de endereço e certidão de nascimento, para solteiros, ou casamento, para pessoas casadas (original e legível).

Prazo para agendamento


Mas quem pretende ser atendido e resolver aqueles problemas que demoram e custam caro, e que serão ofertados de graça no programa, o gerente executivo do Sesc, Joel Viana Rabello Junior, alerta para a necessidade de agendar o atendimento, pois só serão atendidas as pessoas que marcarem antes. “Os atendimentos não serão por livre e espontânea demanda. Os agendamentos devem ser feitos no CRAS mais próximo da residência dos interessados, ou seja, a população tem que procurar o CRAS para agendar quaisquer serviços, até mesmo o RG. Todos que marcarem serão atendidos”, diz Joel, ao JB Litoral.

Os agendamentos serão feitos até esta segunda-feira (8). Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelos telefones (41) 3271-1761, (41) 3200-2801 ou (41) 3200-2802.

O programa Justiça no Bairro será realizado no Sesc Paranaguá, que fica na rua Domingos Peneda, 947.

Confira qual o CRAS mais perto de sua residência:

Nos dias 27 e 28 de abril o programa foi realizado em Pontal do Paraná, onde ocorreram 1.097 atendimentos.