Agricultores entram em desespero após chuvas: “prejuízo de R$30 mil”
A região de Morretes foi uma das mais afetadas pelas chuvas registradas no domingo (31) e nesta segunda-feira (1). Agricultores da cidade contabilizam prejuízo após as plantações serem invadidas pela água e a inundação provocar a perda dos alimentos. A secretaria de Agricultura do Município está reunida com a Defesa Civil para poder traçar um plano de contingência da situação.
À nossa equipe, Vinicius Duarte, que possui uma plantação de chuchu lamentou mais uma ação da natureza que deixa sua família no prejuízo. “Tá feia a situação aqui, estamos eu e minha mãe tentando salvar o pouco que conseguimos. Desta vez o estrago vai ser maior do que o da geada, porque agora não tem como recuperar. Por baixo eu estimo um prejuízo de R$30 mil”, disse o agricultor.
Outra plantação atingida foi a da Eve Motin, também de chuchu, para ela as consequências serão severas. “Já havia perdido tudo na enchente de fevereiro, quando perdemos todas as mudas. batalhamos e conseguimos plantar novamente, mas agora vem essa enchente e perdemos toda a plantação. É o trabalho do ano, que seria colhido até dezembro, que vai embora”, lamentou.
Ao JB Litoral, o secretário de Agricultura, Gustavo Kemmer, afirmou que está em reunião com a Defesa Civil e que em breve trará mais informações sobre como a prefeitura vai enfrentar esta situação.