Alistamento militar das sete cidades do litoral é realizado online; prazo final é até 30 de junho
Por Marinna Protasiewytch
Anualmente homens, que devem completar 18 anos no ano de inscrição, precisam realizar o alistamento militar obrigatório no país. Porém, em 2021, por conta da pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Defesa do Brasil adotou o cadastramento online e todos os jovens devem fazer o preenchimento das inscrições até o dia 30 de junho. Nas cidades do litoral a modalidade também está sendo aplicada para evitar aglomerações.
Segundo o coordenador de Serviço Militar do Ministério da Defesa, coronel Fernando Penaço “a ideia do alistamento on-line é facilitar a vida do cidadão. Ou seja, ele pode acessar de casa pelo celular, pelo computador, sem ter o problema de ter que enfrentar filas, gastar dinheiro com transporte e outros mais”.
Apesar da aplicação prioritária pela internet, quem não possui acesso a rede poderá comparecer pessoalmente nas juntas militares de cada cidade, com RG, CPF e comprovante de residência. O alistamento é obrigatório e a não realização da apresentação frente aos militares pode ocasionar a cobrança de multa e “impedimentos como não poder tirar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), obter ou renovar passaportes, matricular-se em instituições de ensino ou editais para concurso público, assinar contratos com governos e empresas e ingressar no serviço público“, alerta o Ministério da Defesa.
Site para inscrições online pode ser acessado clicando aqui. O chamamento e processo de seleção para as Forças Armadas ocorre de 1º de julho a 28 de outubro.
A Junta de Serviço Militar de Matinhos ficará com atendimento ao público suspenso no período de 23 à 26 de abril, em virtude da realização de mudança de endereço. A nova sede fica localizada à Rua da Fonte, 21, Centro.