Alunos da rede municipal assistem aos jogos da Copa Mundo do Futsal em Paranaguá


Por Diogo Monteiro Publicado 11/05/2022 às 17h24 Atualizado 17/02/2024 às 08h16

Além de movimentar a cidade com a presença das principais equipes do mundo, a organização da Copa Mundo do Futsal está fazendo a alegria dos alunos da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi), na Arena Albertina Salmon, em Paranaguá. Enquanto as disputas seguem acirradas em quadra, nas arquibancadas, os pequenos parnanguaras fazem a festa e contemplam o tamanho do evento, participando efetivamente da festa.

Um exemplo dessa interação aconteceu no primeiro dia, quando o aluno Miguel, da escola municipal José Chemure, esteve acompanhado das professoras Ivana, Michelly, Cassiana e Joice Pereira, e foi presenteado com uma bola oficial da competição, entregue em mãos pelo ex-atleta da Seleção Brasileira de Futsal Anderson Andrade.

Marcando o segundo dia de competições, foi a vez dos alunos das escolas municipais das ilhas de Amparo, Eufrasina, Ilha do Teixeira, Europinha, Piaçaguera, Ponta de Ubá e São Miguel. Eles aproveitaram para registrar uma foto com os atletas do Alma Futsal do Japão após a vitória contra o Peñarol por 3 x 2.

Já no período da tarde foi a vez dos alunos das escolas municipais Tiradentes, de Alexandra, Eloína de Loyola, Leôncio Correia, Arminda de Souza Pereira, Iná Xavier, Mirian Soares Cunha e Luiz Vaz de Camões acompanharem a goleada do time catarinense contra o River Plate (Argentina) por 6 x 2. Eles também puderam entrar em quadra para registrar o momento e “tietar” o atual campeão nacional da categoria.

A  secretária municipal de Educação e Ensino Integral, Tenile Xavier, celebrou a interação dos alunos com os atletas e a organização do evento, promovendo a inclusão social. “Considerando que a Arena Albertina Salmon pertence a Semedi, nós não poderíamos deixar nosso alunos de fora. Desde o inicio até a final da competição, cerca de 700 crianças irão acompanhar os jogos da Copa Mundo do Futsal. Os alunos da nossa região rural, urbana e, pela primeira vez, das ilhas da nossa cidade terão acesso livre para acompanhar este grande evento aqui em Paranaguá”, destacou a secretaria.

Com muito entusiasmo, os pequenos torcedores aproveitaram o dia para cantar, gritar e comemorar os gols que saíram nas partidas desta quarta-feira (11), na Arena Albertina Salmon. “Para os nossos alunos, tudo isso tem sido um momento único, pois eles trouxeram muita alegria para a atmosfera do jogo; gritaram ‘gol’ independente do time que estava disputando. Eu tenho certeza que esses dias ficarão marcados na memória deles“, disse Tenile.

Inclusão social

A secretária também preparou um espaço reservado para receber crianças diagnosticadas com a Síndrome do Espectro Autista, fornecendo protetores auriculares e atividades para que as crianças possam brincar e se divertir durante as partidas. “Na Arena temos um espaço reservado para os autistas, onde eles poderão utilizar uma estrutura montada com protetores auriculares em diversos jogos, além de brinquedos, para que eles também possam participar desse evento e, ainda, conta com monitores preparados para atender as crianças que desejarem utilizar o local“, finalizou.

Nesta quinta-feira (12), será a vez dos alunos da Escola Municipal “Bem vinda” e “Ilha do Saber”, de Pontal do Paraná, que entraram em contato com a Semedi e levarão seus alunos para prestigiarem a Copa Mundo do Futsal em Paranaguá.