Ambulantes de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná que irão atuar na temporada de verão 2024/2025 participam de capacitação
Todo turista que é bem tratado, além de voltar, vira um divulgador nato, pois recomenda o lugar para amigos, familiares e, com a internet, para o mundo. Na semana passada, com o objetivo de capacitar os vendedores ambulantes que irão atuar nas praias, no atendimento aos turistas e moradores que lotarão as cidades da região, o programa Maré de Oportunidades promoveu um curso em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.
Realizado por meio de parceria entre o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Fecomércio-PR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Paraná) e as prefeituras municipais, o evento abordou temas como formalização de negócios, gestão financeira, manipulação de alimentos e atendimento ao cliente, sendo a participação obrigatória para obter o licenciamento e atuar na temporada que está chegando.
ATENDEU OS JÁ CADASTRADOS
A capacitação foi destinada aos ambulantes que realizaram seus cadastros junto às administrações municipais para atuar legalmente durante o verão. A primeira cidade a receber o programa foi Guaratuba, na terça-feira (5). O treinamento gratuito foi realizado no Espaço Litoral. Durante o evento, os ambulantes participaram ativamente das palestras e dinâmicas, absorvendo orientações importantes para qualificar o atendimento aos turistas.
Com dicas práticas, os especialistas incentivaram o desenvolvimento de negócios sustentáveis, boas práticas de higiene e posturas que transmitam hospitalidade, princípios que, além de garantirem um serviço de qualidade para os visitantes e moradores durante a temporada, também promovem o fortalecimento da economia local e a valorização dos profissionais ambulantes.
Na quarta-feira (6), foi a vez dos vendedores de Matinhos receberem o Maré de Oportunidades, no Ginásio Poliesportivo do SESC (Serviço Social do Comércio), onde cerca de 600 pessoas compareceram.
“Cada vez que vamos nos alimentar na praia, sempre esperamos a qualidade no atendimento com a higiene necessária. Desejamos que cada um venda muito nessa temporada. Temos cada vez mais prazer em vir pra cá, principalmente pelo acolhimento que vocês dão a todos os turistas”, disse o diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira, que participou do encontro.
Para fechar o ciclo de treinamentos, na quinta-feira (7), foi a vez de o projeto contemplar os ambulantes de Pontal do Paraná. Realizado no Espaço AB Eventos, o Maré de Oportunidades ainda recebeu a visita do prefeito da cidade, Rudisney Gimenes Filho (MDB), o Rudão Gimenes, que foi ao local para participar do curso e incentivar os pontalenses que vivem do comércio ambulante.