Amigas começam o Dia da Mulher com remada especial na Baía de Paranaguá


Por Luiza Rampelotti Publicado 08/03/2023 às 15h27 Atualizado 18/02/2024 às 06h21

Ver o nascer do sol a bordo de uma canoa a remo pode ser revigorante, ao lado de amigas, então, pode até curar! Foi dessa forma diferente que o Dia da Mulher (8) começou, nesta quarta-feira, para cerca de 25 mulheres moradoras de Paranaguá, que decidiram fazer juntas uma remada até a Ilha da Cotinga.

Com ponto de encontro na Rua da Praia, às 5h da manhã, as amigas remaram até a Ilha da Cotinga, onde tiveram um café da manhã na sede do Iate Clube. A organizadora da ação, Luciana Picanço, conta sobre o que motivou a ideia.

A gente quis reunir as amigas para termos um Dia da Mulher diferente. Nada melhor do que estarmos juntas, comemorando essa data especial, de uma forma que só traz benefícios à nossa saúde física e emocional. A experiência da remada é única e espetacular, fazer um exercício físico com a vista da nossa Baía de Paranaguá é revigorante”, diz Luciana.

As 25 mulheres que participaram são amigas e amigas de amigas, algumas já praticavam a canoagem, outras, como a empresária Jéssica Fernandes, teve o primeiro contato com o esporte neste dia.

Nunca tinha feito a remada, mas, depois de hoje, com certeza quero participar mais vezes. Quem não conhece pode pensar que é muito difícil ou cansativo, mas a experiência de estar no mar, contemplando as paisagens do nosso Litoral, liberando endorfina com a realização da atividade física, e ao lado de amigas – o que torna tudo mais divertido – é incrível. Eu adorei”, diz a diretora-executiva do JB Litoral, Jéssica Fernandes.

As mulheres se reuniram às 5h, na Rua da Praia, em Paranaguá, para irem de canoa até a Ilha da Cotinga. Foto: Reprodução/Vandecy Dutra

Outra participante foi a vereadora Vandecy Dutra (PP), que já conhece a canoagem e pratica sempre que pode. Para ela, o momento foi muito especial e de aproximação entre mulheres.

Iniciamos nosso dia com uma remada só para mulheres. Não é só atividade física, é uma mulher pegar na mão da outra e não deixar desanimar. Foi incrível. Seguimos juntas”, comenta.

Por que praticar remada?

O responsável por realizar a remada foi o grupo de canoagem Paraná Hoe. Johnatha Vaz, responsável pelo empreendimento, fala sobre o evento desta quarta-feira (8).

Hoje nossa remada do nascer do sol foi especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Fomos procurados para atender um grupo de 25 mulheres que escolheram começar esse dia incrível dentro da canoa, contemplando a beleza do nascer do sol às margens da Ilha da Cotinga, e ao voltar para o Centro Histórico pudemos observar a lua se pondo atrás da Serra do Mar. Um espetáculo que não estamos acostumados a parar para olhar no dia a dia”, diz.

As remadas realizadas pelo Paraná Hoe acontecem diariamente. Qualquer pessoa interessada pode remar; basta entrar em contato pelo WhatsApp (41) 992608403 ou pelas redes sociais @paranahoe.

Esse é um esporte que trabalha o corpo, a mente e melhora a qualidade da vida, possibilitando a prática da atividade física em contato direto com a natureza. No corpo, os grupos musculares mais exigidos são as costas, core, ombros, braços, glúteos e posteriores da coxa. O exercício, se praticado com frequência, também garante maior resistência muscular, flexibilidade e melhora da postura”, explica Johnatha.

A remada trabalha o corpo, a mente e melhora a qualidade da vida, possibilitando a prática da atividade física em contato direto com a natureza. Foto: Reprodução/Vandecy Dutra