Anteprojeto prevê duplicação de 12,81 km da PR-412, entre Guaratuba e Garuva (SC)


Por Luiza Rampelotti Publicado 20/01/2024 às 23h17 Atualizado 06/02/2024 às 15h07

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realizou uma audiência pública online na terça-feira (16) para apresentar o anteprojeto de duplicação da PR-412 entre Guaratuba e a divisa com Santa Catarina, na região do Litoral. O evento, transmitido ao vivo pela internet, contou com a participação de moradores do município e interessados na obra.

A duplicação, que abrange uma extensão de 12,81 quilômetros, terá início na divisa entre Paraná e Santa Catarina, estendendo-se até a rotatória de acesso ao balneário Coroados, em Guaratuba. O projeto prevê a criação de quatro faixas de rolamento, duas em cada sentido, com 3,6 metros de largura, acostamentos externos de 2,5 metros e um canteiro central de 2,2 metros separando as duas vias. A partir do entroncamento com a PR-808, a rodovia também será equipada com uma ciclovia bidirecional de 3 metros de largura.

As novas pistas, revestidas com pavimento flexível asfáltico, serão implantadas no lado direito da via, reduzindo o impacto no tráfego existente durante a construção. As pistas já existentes serão completamente restauradas assim que os veículos puderem ser desviados para as novas vias. Na proximidade da ponte sobre o Rio da Praia, que também será duplicada, o canteiro central será substituído por barreiras de concreto New Jersey, devido à faixa de domínio mais estreita nesse trecho.

Dentro do perímetro urbano de Guaratuba, a rotatória será readequada com a implantação de novos ramos e uma interseção em desnível, visando melhor disciplinar o tráfego de veículos entre a rodovia e as vias municipais, em especial a Avenida Visconde do Rio Branco.

Projeto integrado com SC

O anteprojeto foi elaborado levando em consideração o projeto de duplicação em desenvolvimento pelo estado vizinho de Santa Catarina, entre Garuva e a divisa com o Paraná, garantindo uma integração eficiente entre as duas obras.

A Contratação Integrada será adotada para a elaboração do projeto executivo e execução da obra, utilizando o anteprojeto apresentado como base. O orçamento da obra será mantido em sigilo, de acordo com a legislação vigente, e o prazo de execução será definido na publicação do edital.

Os interessados que não puderam participar da audiência pública ao vivo podem assistir à gravação do evento e enviar seus questionamentos ou contribuições por meio do e-protocolo, no e-mail protocolo@der.pr.gov.br, ou pelo aplicativo WhatsApp no número (41) 9-9283-1480. Todas as participações serão respondidas diretamente aos demandantes e também serão coletadas e publicadas no portal do DER/PR.

A realização da audiência virtual não exclui a possibilidade de futuras audiências presenciais ou híbridas, garantindo que todos os interessados tenham acesso às informações relacionadas a essa importante obra no Litoral. Além da duplicação da PR-412, outras grandes obras estão projetadas para a região, incluindo o engordamento e revitalização da Orla de Matinhos, a Ponte de Guaratuba-Matinhos, a duplicação da Avenida JK e o projeto de duplicação entre Matinhos e Praia de Leste”, informa o Governo do Estado.

*Com informações da AEN