Antonina celebra os 227 anos com Desfile Cívico na quarta-feira (6)
Antonina completa 227 anos de emancipação política na quarta-feira (6). Para celebrar a data especial, a Prefeitura realizará o tradicional Desfile Cívico na Avenida Carlos Gomes da Costa, no Centro da cidade. O evento está marcado para as 9h.
A festividade vai contar com a presença de escolas municipais, estaduais, representantes de diversas instituições da cidade, Corpo de Bombeiros, Grupo de Cavalgada, além da Filarmônica Antoninense para animar os participantes. A Fanfarra Única de Antonina fará uma apresentação no palco.
Divulgação da ave símbolo de Antonina
Ainda na quarta-feira (6), será anunciado o resultado da campanha da Prefeitura Municipal de Antonina com o Contur (Conselho Municipal de Turismo) para a escolha da ave símbolo da cidade. Estão concorrendo: o beija-flor-de-fronte-violeta, a garça azul, o pica-pau-rei, o tangará e o gaturamo-verdadeiro. A divulgação será feita após as 18h, nas redes sociais da Prefeitura.
Para votar, os interessados devem preencher o formulário: https://forms.gle/wY3cHMpPBBjktZMj7.
Campanha nas redes sociais
A Prefeitura de Antonina também está com uma campanha nas redes sociais. A ideia é que moradores e visitantes compartilhem fotos, memórias e depoimentos sobre a cidade. Quem quiser participar, precisa marcar o perfil da administração (@antonina_pm) no Instagram ou no Facebook.
História de Antonina
A história de Antonina começou com a construção da Capela Nossa Senhora do Pilar da Graciosa, em 1714. O local ficou conhecido simplesmente como freguesia da Capela, por isso, seus habitantes são chamados de capelistas.
Apenas em 6 de novembro de 1797 a freguesia foi elevada à categoria de vila, com a denominação de Antonina, em homenagem ao príncipe Dom Antônio, de Portugal. O ato solene foi realizado na presença da nobreza e do povo em geral, que assistiu ao levantamento do pelourinho e da lavratura do ato.