Antonina: em situação de abandono, irmãos de 14, 10 e 8 anos são encaminhados a abrigo; pai é preso


Por Flávia Barros Publicado 23/02/2023 às 19h58 Atualizado 18/02/2024 às 05h30

Um problema social, mas com consequências criminais. Um homem, de 46 anos, morador da área rural de Antonina, foi preso em flagrante, nessa quarta-feira (22), ao chegar em casa bêbado e dar de cara com policiais civis. A equipe policial, que está na cidade por conta da Operação Verão, recebeu uma denúncia de que crianças estavam em situação de abandono em uma chácara, na Estrada do Cacatu, próximo ao rio Nunes. Ao chegarem ao local, na hora do almoço, os policiais constataram que os três irmãos, o mais velho, um adolescente de 14 anos, e as duas meninas, de 10 e 8 anos de idade, estavam sozinhos e em situação precária.

Quando os policiais chegaram, constataram que as crianças e o adolescente estavam, de fato, em estado de abandono. Ao questioná-las, informaram que o pai havia saído. Logo em seguida, o pai chegou, em visível estado de embriaguez, e foi autuado em flagrante por abandono de incapaz“, disse a delegada Sandra Nepomuceno.

Meninas de 10 e 8 anos, e irmão mais velho, de 14 anos, eram deixados sozinhos com frequência, se comida e até sem água, segundo informações recebidas pela polícia. Foto: Reprodução

“ENCHENDO A CARA”

De acordo com uma vizinha, que vive numa das casas da mesma chácara, o homem sofre de alcoolismo, sai para beber todos os dias, mesmo quando trabalha. A mulher também foi conduzida à delegacia, em condição de testemunha. Segundo ela, as crianças viviam sem os cuidados necessários, sem alimentação e até sem água. “Ele mal trazia uma cesta básica e largava aí. A vida dele é viver só nos botecos, enchendo a cara. E as crianças aqui sozinhas, até piolho elas têm. Ele fazia alguns trabalhos e voltava, 11h, meio-dia, mas não era sempre. Agora as crianças terão mais chance de ter o básico“, revelou.

PAGOU FIANÇA

Embora tenha sido preso em flagrante pelo crime de abandono de incapaz, o homem foi solto após pagar fiança. Os irmãos ficaram sob a responsabilidade do Conselho Tutelar de Antonina e foram encaminhados a um abrigo. O caso foi encaminhado à Justiça.

SEM PAI, NEM MÃE

De acordo com informações apuradas pelo JB Litoral, as crianças viviam apenas com o pai, desde que a mãe, com problemas de dependência química, foi embora.