Antonina está a dois passos de ser reconhecida como a Capital Nacional da Bala de Banana
Após tramitar por sete meses, desde que ficou disponível para consulta pública, em agosto do ano passado, foi aprovado nesta terça-feira (4) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, o PL 2263/2022, de autoria do senador Flávio Arns (PSB/PR). Ele reconhece Antonina como Capital Nacional da Bala de Banana. Agora, para ser lei e trazer de uma vez o título para a cidade, a matéria segue para análise da Câmara dos Deputados e, caso também receba o parecer favorável, segue para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
VALORIZAÇÃO
O senador acredita que o título refletirá a valorização dos pequenos produtores rurais e dos trabalhadores das fábricas de balas de banana. “Também fará com que o município de Antonina seja tido como exemplo de sustentabilidade, com ênfase na geração de emprego e renda”, disse Flávio Arns.
“Um projeto realmente importante, que gera conhecimento sobre o município e fomenta o turismo. Foi elogiado por senadores e senadoras, agora esse projeto irá para a Câmara dos Deputados e, quando aprovado, a gente espera que seja no menor espaço de tempo. Teremos uma lei no Brasil que diz que Antonina, uma cidade histórica, tão bonita, tão importante, é a Capital Nacional da Bala de Banana“, complementou o senador.
Durante a sessão em que o PL foi aprovado, a senadora Damares Alves (Republicanos/DF) falou sobre sua origem parnanguara e as belezas da região. Elogios reforçados por Flávio Arns, que também falou sobre outras características do Litoral. Veja:
MAIS CONQUISTAS
O título será mais uma conquista para o município, uma vez que em dezembro de 2020, as balas de banana produzidas em Antonina conquistaram o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), na modalidade de Indicação de Procedência (IP). O selo trouxe reconhecimento do município como centro de produção e referência da bala de banana no Brasil.
Como vem noticiando o JB Litoral, a conquista foi fruto do trabalho que vem sendo realizado pela Associação de Produtores de Balas de Banana (Aprobam), que documentou e organizou a atividade na região, que também fomenta a agricultura familiar.
CINQUENTONA
As balas de banana de Antonina começaram a ser produzidas nos anos 70 para aproveitar o potencial natural da região para o cultivo da banana. Atualmente, duas marcas são registradas na cidade e mantêm a produção de forma artesanal.