Apesar do alto volume de chuvas, situação no Litoral está controlada segundo Bombeiros


Por Luiza Rampelotti Publicado 28/11/2022 às 17h05 Atualizado 17/02/2024 às 22h42

Até esta quarta-feira (30), o Litoral do Paraná está em alerta para a possibilidade de alagamentos, enchentes, transtornos à população e, até mesmo, deslizamento de encostes na Serra. Desde sábado (26), chove muito na região e a previsão é de que até 200 milímetros de chuva acumulada caia.

Até o momento, situações de alagamentos de ruas em pontos baixos, como nas praias e em Paranaguá foram registrados. Segundo o secretário municipal de Segurança Pública de Paranaguá, João Carlos Silva, até o momento não houve nenhum chamado relacionado às chuvas.

Em Guaratuba, a Defesa Civil emitiu um alerta de risco de deslizamentos para a cidade e região devido ao acumulado de chuvas. Os moradores que residem próximos de rios e encostas devem ficar atentos. Por volta das 15h40 desta segunda (28), a concessionária Arteris Litoral Sul informou sobre a queda de barreiras na BR-376, em Guaratuba. Estão bloqueados trechos nos quilômetros 673,5, sentido Curitiba, e 668,8, sentido Santa Catarina.

Já em Morretes e Guaraqueçaba, municípios por onde passam vários rios e onde existem diversas comunidades rurais, as ocorrências são mais preocupantes. Em Morretes, o Rio Nhundiaquara, que atravessa o centro da cidade, está transbordando.

Atendimento à paciente em Guaraqueçaba

Já em Guaraqueçaba, além de vários casos de alagamentos, a PR-405, único acesso terrestre ao município, está intransitável. Além disso, Gilberto França de Arruda, diretor da Defesa Civil de Guaraqueçaba, informa que foi registrada uma ocorrência médica de urgência e emergência nesta segunda-feira (28).

Tivemos uma ocorrência com uma paciente que ficou mal na comunidade quilombola do Batuva, e como não passava carro, deu muito trabalho, mas conseguimos ir de encontro com a família e trazê-la. Ela está no Hospital Regional de Guaraqueçaba e será transferida para Paranaguá daqui a pouco, mas precisará ir pelo mar, porque pela estrada não está passando carro”, conta ao JB Litoral.

Assista ao vídeo do momento do atendimento abaixo:

Procurada pela reportagem, a Defesa Civil Estadual informa que, até o momento, não houve cadastro no sistema estadual com relação aos municípios do Litoral, registrando danos ocorridos pelas chuvas.

O 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros também afirma que, por enquanto, a situação está controlada. “Entre ontem (27) e hoje (28) apenas duas ocorrências de corte de árvore e, neste momento, entrou o primeiro pedido referente aos alagamentos na região do Cubatão, em Guaratuba”, diz o tenente Lucas Schramm. Ele também destaca que os bombeiros estão de pronto emprego para situações de alagamento.

Situação da área portuária, no bairro Costeira, em Paranaguá, nesta segunda (28). Foto: Reprodução/Redes Sociais