Após dois anos suspenso, Festival do Caranguejo volta ao calendário de Pontal do Paraná


Por Redação Publicado 28/01/2023 às 15h19 Atualizado 18/02/2024 às 03h38

Passados os períodos críticos da pandemia do coronavírus, que impossibilitou a realização do tradicional Festival do Caranguejo por dois anos, o município de Pontal do Paraná retorna com a 19ª edição do evento. A abertura acontece nesta quinta-feira (2), na Praça Alvorada, no balneário Shangri-lá.

Também haverá uma exposição informativa da Universidade Federal do Paraná (UFPR) sobre o caranguejo-uçá, divulgação dos estabelecimentos participantes e a apresentação dos destinos turísticos do Litoral do Paraná, elaborada pela Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur), em parceria com a Paraná Turismo.

Para embelezar ainda mais a Praça Alvorada, palco da abertura da festa, em dezembro do ano passado foi construída uma escultura de Caranguejo, obra feita pelo artista Guilherme Ferreira. No Brasil, à caça do crustáceo é uma das atividades extrativistas mais antigas, sendo praticada por comunidades tradicionais litorâneas que vivem de sua comercialização.

O evento, que acontece anualmente, surgiu no ano de 2001 como festa popular. “O início dele foi para comemorar a produção de caranguejos feitas pelos pescadores locais e, hoje, podemos oferecer uma celebração com muita história e deliciosos pratos” destaca o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gilberto Keserle.

A programação segue até o dia 5 de março, sendo que, neste ano, será em um formato diferente, onde os restaurantes da cidade oferecerão aos turistas e moradores diversos pratos típicos com o caranguejo. Gilberto afirma que o objetivo desta inovação é manter a tradição cultural da região, aumentar o fluxo de visitantes, oportunizar a geração de renda e trabalho local, além de promover e preservar os atrativos turísticos naturais do município.

O festival é uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e conta com a parceria da UFPR, da Adetur, Cooperativa Cresol e Conselho Municipal de Turismo. Os restaurantes interessados ainda podem se inscrever até quinta-feira (2), na Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico ou através do telefone: (41) 3455-9631.


Restaurante O Braseiro fará sua estreia


Após a satisfatória participação no Festival de Gastronomia Caiçara, ocorrido em julho do ano passado, o restaurante O Braseiro irá fazer a sua primeira participação no evento. Com quatro anos de fundação, o estabelecimento oferecerá pratos inovadores com o ingrediente principal.

Segundo o proprietário e chefe de cozinha, César Hass Júnior, o momento é de proporcionar a construção identitária da culinária de Pontal do Paraná. “Aceitamos participar, pois acreditamos que o festival proporciona a construção da culinária do município. Sendo que as outras cidades do Litoral do Paraná já possuem um prato característico, mas nós ainda não temos um, e o momento favorece isto” afirma ele.

Além desta oportunidade, o chefe reforça que sempre procura participar das atividades promovidas pela Prefeitura e Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Social, por ser um espaço de visibilidade e também de fortalecimento do comércio local. “Nosso grande desafio é manter a culinária fora de temporada, e o festival proporciona que os estabelecimentos se preparem para isto, oferecendo novidades nos pratos, indo além do trivial” destaca César.

Mesmo sem revelar a opção a ser apresentada, ele garante que os visitantes irão saborear um delicioso prato. Para descobrir a inovação que será ofertada, moradores e turistas podem visitar o restaurante localizado na BR 412, nº 2961, entre os dias 3 de fevereiro a 5 de março.

O chefe de cozinha César Hass Júnior está animado para o início do Festival. Foto: Arquivo pessoal/César Hass Júnior