Após longo período sem eventos, Santuário do Rocio volta a realizar Terço dos Homens


Por Redação Publicado 22/09/2021 às 10h42 Atualizado 16/02/2024 às 14h04

Aconteceu no último sábado (18) em Paranaguá, no Santuário de Nossa Senhora do Rocio, o 3º Encontro Estadual do “Terço dos Homens”.  O evento marca a retomada das atividades presenciais no espaço religioso que por conta da pandemia do novo coronavírus foram suspensas a fim de evitar possíveis aglomerações e problemas maiores decorrentes da concentração do público, que em grande parte pertence ao grupo de risco.

Estiveram presentes representantes das Dioceses de Apucarana, Campo Mourão, Ponta Grossa e São José dos Pinhais, além de grupos de várias paróquias da Diocese de Paranaguá. A acolhida foi feita pelo Padre Dirson Gonçalves, reitor do santuário. Após a oração do terço, o missionário Fabrício Aquino, fez uma palestra com o tema: São José exemplo de homem para a família. Para o encerramento do encontro, foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo Padre Alex Reis Leite Alves, da Paróquia Santo Antônio de Pádua em Arapongas.  

Terço dos Homens

O Movimento do Terço dos Homens teve início em 1937 na cidade de Itabi, no Sergipe, quando um frei missionário convidou o grupo de homens que ficava aguardando as esposas em frente à igreja, a esperar rezando o santo terço juntos. Pela fé, acredita-se que  o Espírito Santo inspirou e Nossa Senhora moveu o coração daqueles homens. Com o passar dos anos o movimento espalhou-se por todo o Brasil e foi se organizando. Várias paróquias iniciaram seus grupos, às vezes incentivados por um leigo, outras pelo próprio pároco.

A Diocese de Paranaguá recebe pela 3ª vez a Romaria Estadual do Terço dos Homens. Seguindo a linha nacional, elas acontecem no Santuário da Padroeira do Paraná, Nossa Senhora do Rocio. Começou em 2018 e teve a segunda edição em 2019.  Em 2020 não pode ser realizada e neste ano, com o avanço da vacinação e os cuidados necessários, foi possível receber – mesmo que em menor número – representantes de 5 dioceses.

A pascom da Diocese de Paranaguá, a pedido do bispo Dom Edmar Peron, fez toda a transmissão do evento nas redes sociais e a cobertura fotográfica. A oração do terço, a palestra e a missa podem ser assistidas na página do facebook.com/diocesedeparanagua lá tem também três publicações com a cobertura fotográfica do encontro.

Com informações da Pascom Diocese de Paranaguá