Após selo de Indicação Geográfica, Antonina comemora título de Capital Estadual da Bala de Banana


Por Flávia Barros Publicado 30/12/2022 às 15h29 Atualizado 18/02/2024 às 01h36
bala de banana
As empresas Bananina – Bala de Banana e Bala de Banana Antonina são as responsáveis pela produção dos itens certificados.

São décadas de sucesso, fonte de renda para muitas famílias, tradição passada de geração em geração, além de muitos momentos adoçados por elas. As balas de banana de Antonina conquistaram há dois anos o selo de Indicação Geográfica (IG), concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), na modalidade de Indicação de Procedência (IP) devido à importância do produto para a economia e o turismo da região. O selo veio há dois anos, mas a festa de entrega só ocorreu no mês passado, adiada por causa da pandemia de Covid-19. Eis que poucos dias depois, em 30 de novembro, mais uma vitória para o doce mais famoso da região: foi aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná o projeto de lei 516/2022, de autoria do deputado estadual Anibelli Neto (MDB), que concede o título de Capital Estadual da Bala de Banana ao município de Antonina.

Deputado Anibelli Neto é o autor do PL aprovado que deu título de Capital Estadual da Bala de Banana a Antonina. Anibelli. Fotos: Orlando Kissner/ALEP.


A PROPOSTA


Segundo o parlamentar, a ideia da proposta surgiu com o apoio da Associação Cultural Bloco do Bom Brinquedo de Antonina, presidida pela advogada Tania da Silva. “A Tania nos procurou e falou da importância de valorizar Antonina e a produção da bala que respeita tradições familiares e possui características únicas que asseguram seu diferencial. Os primeiros registros históricos da produção de balas de banana no município são da década de 70, sendo referência na produção do doce”, disse.

Anibelli Neto também defendeu que o título de Capital Estadual da Bala de Banana é um reconhecimento à importância do doce para a cidade.

O presente projeto de lei soma-se às ações desenvolvidas pelas autoridades municipais e pelos produtores locais no sentido de garantir um justo reconhecimento da importância da bala de banana para o Município de Antonina e, desta forma, fomentar a divulgação e o consequente consumo do produto, além do incremento do turismo, trazendo inúmeros benefícios à sua população”, afirmou o deputado ao apresentar a proposta.

DE ESTADUAL A NACIONAL


Uma terceira conquista pode estar a caminho, pois além de ter o selo e ser a Capital Estadual da Bala de Banana, Antonina também pode receber o título de Capital Nacional da Bala de Banana, caso seja aprovado o projeto de lei nº 2263/2022, de autoria do senador Flávio Arns (Podemos), em tramitação no Congresso Nacional.

AS PRECUSSORAS

As empresas Bananina – Bala de Banana e Bala de Banana Antonina são as responsáveis pela produção dos itens certificados. As duas marcas de balas de banana têm investido na produção e modernização das fábricas, trabalhando em conjunto com a comunidade, buscando fortalecer o processo de produção, com o objetivo de beneficiar os pequenos produtores rurais, cerca de 35, que são os responsáveis pelo cultivo e extração da banana; também os colaboradores e, especialmente, o consumidor final, agregando valor à economia do município. Com isso, elas conquistaram o Selo de IG.

Foram essas as fábricas que se articularam para formalizar a Associação de Produtores de Balas de Banana (Aprobam), com o intuito de organizar a atividade na região e, consequentemente, aproximar a comunidade, visando o fomento da agricultura familiar. Um exemplo de sucesso que produz, em média, 15 mil toneladas de balas todos os meses.