Após temporal, equipes trabalham para retirar material orgânico das praias de Pontal do Paraná


Por Amanda Batista Publicado 16/10/2023 às 15h33 Atualizado 19/02/2024 às 02h24
Na quinta-feira (12), foram retirados 5 caminhões de entulho. Foto: Cesar Ramires.

Nesta segunda-feira (16), as equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Pontal do Paraná, em colaboração com a Defesa Civil, seguem com a limpeza das praias após o temporal da última semana. As áreas mais afetadas compreendem a faixa de areia que se estende do Balneário Shangri-lá até Pontal do Sul.

Nas redes sociais, o prefeito Rudisney Gimenes Filho (MDB), o Rudão Gimenes agradeceu pela atuação da Defesa Civil e da Secretaria na limpeza e falou sobre o estado das praias após a chuva.

Devido às fortes chuvas, a faixa de areia entre os balneários Guapê e Pontal do Sul amanheceu repleta de material vegetal trazido pela maré. No início da última semana, a mesma situação ocorreu entre Shangri-lá e Monções. Agradeço a atuação da Defesa Civil juntamente com a Secretaria de Obras que tem feito o trabalho de limpeza e monitoramento“, disse.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Jackson Cesar Bassfeld, os galhos, troncos e demais materiais orgânicos são decorrentes das enchentes em Santa Catarina. Segundo ele, o entulho apareceu na última quinta-feira (12), após as chuvas intensas. Naquele dia, as equipes retiraram cinco caminhões de entulho.

Foi uma grande quantidade de resíduos que chegou ao nosso litoral, não apenas aqui, mas também em outros municípios costeiros“, destacou.

Ação acontece ao longo da semana

Conforme o diretor geral da Guarda Civil Municipal de Pontal, também responsável pela Defesa Civil, Márcio Santana da Veiga, desde a última quinta até esta segunda (16), foram retirados 15 caminhões de entulho, e no decorrer desta semana as praias devem receber uma nova leva de matéria orgânica levada pelo temporal.

Nós conversamos com pescadores que foram para o mar ontem e hoje. Então, já sabemos que é só dar um vento leste que teremos ainda mais entulho nas praias, por isso vamos continuar com a retirada deles ao longo da semana”, explicou Márcio ao JB Litoral.

Resultado da prevenção

Já o secretário de de Obras e Serviços Públicos, Fábio de Oliveira, ressaltou a importância do trabalho preventivo que vem sendo feito ao longo de todo o ano.

Vemos as consequências das enchentes em várias cidades, mas aqui só estamos fazendo essa manutenção com o material trazido pelo mar. Ao contrário de anos anteriores em que tínhamos que resgatar famílias que ficavam ilhadas com as enchentes, agora esses transtornos foram amenizados devido aos trabalhos preventivos“, defendeu o secretário. “Manutenções das valetas, limpezas dos canais, das saídas dos canais, então o resultado é o que estamos vendo, mesmo com esse volume enorme de chuva, não fomos afetados“, finalizou Fábio de Oliveira.