Artista de Guaratuba selecionada para expor no Louvre está com mostra na Casa de Cultura até setembro


Por Denise Becker Publicado 22/08/2022 às 18h43 Atualizado 17/02/2024 às 15h42

“Sobre novos horizontes, da artista plástica Natalia Krüeger, está em exposição na Casa de Cultura (Praça dos Namorados), em Guaratuba. A mostra pode ser visitada até o dia 4 de setembro, de quarta a domingo. A artista guaratubana com projeção internacional conta ao JB Litoral como está a preparação para a exposição em Paris, no Le Carrousel du Louvre, em 2023, além de algumas curiosidades sobre sua trajetória artística.

Natalia começou com as primeiras pinceladas soltas aos 12 anos, inspirada pelas paisagens marinhas e na formação das nuvens a cada final de tarde. A vista contemplativa sempre esteve presente na vida da artista durante seus 24 anos, já que ela mora em Guaratuba, litoral paranaense.

Atualmente, seus traços remetem às técnicas impressionistas de Monet, com inspiração de Layne Johnson para a pintura das nuvens. Ela conta que tudo à sua volta traz o significado da arte, realidade que modela o seu processo criativo: geralmente eu tiro fotos da praia, tenho um arsenal de fotos que me baseio, mas as cores sempre vão saindo conforme o dia, são aleatórias, às vezes mais quentes, às vezes mais frias, explica.

A sua paixão pelas paisagens marinhas vem do quintal de sua casa, na Prainha: tudo a minha volta é arte para mim, desde sempre gostei de retratar tudo que eu via, mas minha paixão sempre foi paisagem, até que experimentei pintar o mar que fica do lado da minha casa e me identifiquei de uma forma maravilhosa. Quero levar para vida o mar, as nuvens e os fins de tarde, enfatiza a artista.

O reconhecimento no cenário internacional é resultado da dedicação integral da artista plástica. O que começou como um hobbie foi adquirindo uma proporção “surreal”, nas palavras de Natalia, que imaginava a possibilidade do Louvre algo bem distante. Apesar do custo alto, pensei bastante comigo mesma e decidi que isso seria minha prioridade, espalhar a arte pelo mundo e fazer de tudo para conseguir atingir isso, reitera.

Natalia mostrou recentemente seu trabalho artístico no Japão, no AVA Art Festival Osaka ENOCO, Enokojima Art, Culture and Creative Center, em Osaka. Até o final do ano começa a nova produção para levar à Paris, em 2023. Embora sejam quadros menores, 60X40, a artista explica que serão todos dentro do mesmo tema envolvendo suas paisagens contemplativas do mar, céu e finais de tarde em Guaratuba. Talvez seja algum ponto turístico de Guaratuba com as minhas cores de fim de tarde, ainda estou planejando bem, finaliza.

Para conhecer o trabalho da artista plástica, a Casa de Cultura de Guaratuba abre de quarta a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e de sábado a domingo, das 12 às 18 horas.

Até o final do ano, a artista começa a nova produção para levar à Paris, em 2023. Foto: Arquivo pessoal