Associação de Moradores de Alexandra promove atividades de comércio, esporte e lazer para os moradores da região


Por Redação Publicado 24/03/2023 às 13h13 Atualizado 18/02/2024 às 07h39

Fundada em 1994, a Associação de Moradores de Alexandra foi criada com objetivo de auxiliar grupos socialmente desfavorecidos, promover eventos ligados à arte e cultura e ofertar atividades de esporte e lazer para jovens e crianças moradoras da região.

Entre as últimas ações promovidas pela associação está o curso de informática, finalizado na semana passada; a palestra sobre os direitos das mulheres, apresentada pela advogada Rolse de Paula no último sábado (18), e as aulas de capoeira e jiu-jitsu, ministradas todos os sábados, das 16h às 20h.

O presidente da associação, Dirceu Gonçalves Pereira, conta que assumiu a presidência recentemente, mas que já está regularizando a situação jurídica da associação para retomar projetos como a escolinha de futebol, que perdeu o patrocínio do Complexo Industrial Ecotecnológico (Cietec) por possuir documentos desatualizados.

A Cietec cortou o patrocínio assim que nós assumimos, mas já pegamos o bonde andando, a documentação não estava em ordem. Então, buscamos a Secretaria de Educação para fazermos a regularização necessária e estamos no aguardo do resultado”, afirma.

Feirinha local

Além de retomar as aulas de futebol, Dirceu explica que a nova direção, junto à comunidade, resgatou iniciativas como a feirinha local, que foi descontinuada por 13 anos. Com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Alexandra e Demais Colônias (SEMDAC), agora a feira acontece no primeiro final de semana de cada mês, aos sábados e domingos, das 15h às 23h.

A feirinha oferece bancas de alimentação e artesanatos. Hoje, temos nove bancas de moradores de Alexandra. Inclusive, foi proposto para o pessoal da feirinha da lua e das colônias virem, mas nós, como associação, decidimos dar prioridade para o pessoal daqui, para ganharem o dinheiro deles e complementar a renda”, destaca o presidente da associação.

No último sábado (18), houve uma palestra sobre os direitos das mulheres, apresentada pela advogada Rolse de Paula. Foto: Divulgação

As últimas edições da feira foram prejudicadas pelas fortes chuvas, mas o presidente garante que todos saíram satisfeitos. “O pouquinho que eles vendem já é grande coisa, porque nós temos uma comunidade muito carente, mas, aos poucos, a feirinha está indo bem”, diz.

Além de contribuir com a geração de renda para a população, a associação também recebe cestas básicas, roupas e calçados para doar às famílias mais carentes da comunidade.

Para aqueles que desejarem contribuir ou se cadastrar como associado, basta comparecer à sede da associação, que fica localizada ao lado do batalhão de polícia, em frente à estação ferroviária. O atendimento é realizado todas às quartas-feiras, das 15h às 17h.