Associação de Moradores do Porto Seguro, em Paranaguá, tem nova diretoria eleita


Por Luiza Rampelotti Publicado 13/02/2023 às 16h31 Atualizado 18/02/2024 às 04h43

No domingo (12), aconteceu a eleição para eleger a diretora da Associação de Moradores do bairro Porto Seguro, em Paranaguá. O pleito foi coordenado pela União Municipal das Associações de Moradores de Paranaguá (UMAMP).

Duas chapas concorreram e a Chapa 01, comandada por Cristiana Silva Cordeiro, saiu vencedora. Ao total, 254 moradores depositaram seus votos nos dois concorrentes; a ganhadora recebeu 157 votos, enquanto a segunda recebeu 97.

Ao JB Litoral, Cristiana comentou sobre os projetos da entidade, bem como a expectativa para assumir o mandato. “Em primeiro lugar, quero arrumar a associação, que está muito feia; em segundo, quero correr atrás da documentação das nossas casas e escrituras, que ainda não temos. Também ir em busca de estrutura para o bairro e, então, montar nossos projetos, que são muitos”, conta.

Apesar de nunca ter concorrido à presidência de bairro, Cristiana já faz trabalhos sociais há mais de 15 anos. Ela começou a atuar com a comunidade na Vila Becker, antes de os moradores serem realocados para o Porto Seguro.

No inverno, fornecemos mais de 300 roupas por semana e cobertores. Durante o ano também ajudamos com cesta básica, doação de roupas para as pessoas que precisam, e estamos fazendo a campanha do material escolar e entrega de leite na escola. Mas, na verdade, o trabalho é feito durante o ano todo, porque tem o Dia das Crianças, Páscoa, etc.”, diz.

Trabalho social antigo

Cristina também faz parte da Associação Casa Missionária (ACM) de Paranaguá. Ela revela que a instituição teve início em sua antiga casa, na Vila Becker. “Como viemos para o Porto Seguro e a ACM foi para a Vila Santa Maria, onde faz o trabalho até hoje, eu continuei meu serviço social aqui e como voluntária, até a ACM se juntar novamente comigo, abrir o escritório na minha casa e ter uma sede aqui no Porto Seguro. Na verdade, eu ajudo a quem precisa nesse trabalho, mas até a mim mesma, porque isso me faz muito bem”, afirma.

Agora na presidência da Associação dos Moradores, ela garante que o trabalho feito pela comunidade será ainda mais concentrado. Além disso, a presidente informa que convidou a Chapa 02 para se juntar à diretoria vencedora, para que, juntos, possam fazer o melhor trabalho pelo bairro.

Emerson, vice, e Cristiana, presidente, com a chave da Associação dos Moradores. Foto: Arquivo pessoal

Como presidente de bairro o trabalho vai ser ainda maior, porque é uma luta muito grande aqui no Porto Seguro, já que temos uma represa e dois terrenos baldios que viraram local de entulho. É muita reclamação e eu quero ver se dou conta desses entulhos. Precisamos colocar na cabeça do pessoal que temos que manter o bairro limpo. Além de fazer parcerias com os colégios”, destaca.

Atualmente, são cerca de 500 casas no Porto Seguro, o que representa, em média, 2.5 mil moradores, considerando uma família de cinco pessoas. Porém, Cristiana comenta que existe bastante área de invasão no bairro, o que aumenta o número de moradores e torna difícil a contabilização exata.

Projetos para a associação

O vice-presidente da Associação é o técnico administrativo do Colégio Estadual Porto Seguro, Emerson Moreira. Ele atua na unidade de ensino desde 2010.

A eleição da nossa chapa representa a institucionalização de um grupo que já fazia um trabalho social, só que não tinha uma nomenclatura, não estava sob uma instituição. Então decidimos concorrer para formalizar isso. A Cris já faz o Sopão Solidário há muito tempo, Natal Solidário, Dia das Crianças, etc. Mas para a associação, temos dos projetos simples aos mais audaciosos, como reforma da sede, disponibilização dela para confraternização dos moradores e para eventos locais, projeto de empreendedorismo, cursos para gerar emprego e renda, projetos esportivos; e o mais audacioso, que é formar um bloco carnavalesco que, futuramente, será a realização de um sonho que é criar uma escola de samba do bairro”, diz Emerson.