Associação dos Coletores de Pontal do Paraná recebe prêmio ambiental de nível nacional


Por Redação Publicado 14/02/2023 às 14h40 Atualizado 18/02/2024 às 04h46

A Associação Municipal dos Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná (AMCORESPP) foi premiada pelo Projeto Nacional “Projetaê”, ofertado pelo Compromisso Empresarial para reciclagem (Cempre), na última sexta-feira (10). Os 30 carrinheiros autônomos da associação se destacaram após entrarem na iniciativa “Reciclaixinha”, em 2022, o que possibilitou a coleta de 27 toneladas de embalagens de leite longa vida naquele ano.

O volume coletado pelos carrinheiros cadastrados pela AMCORESPP representa a reciclagem de 972 mil caixinhas de leite, já que cada quilo de caixa corresponde a 36 unidades. Graças aos carrinheiros, as 27 toneladas de embalagens foram entregues à indústria recicladora e não descartadas em aterros sanitários.

Para atingir essa marca, os coletores foram apoiados pela associação, pelo comércio e por moradores da região. Além da colaboração dos habitantes locais, eles também contaram com o incentivo financeiro do Cempre, que impactou diretamente a vida das 30 famílias que têm a reciclagem como principal fonte de renda.

A presidente da AMCORESPP, Alyne Cunha, fala sobre a trajetória do projeto até chegar à premiação nacional. “Foram seis meses de trabalho em que arrecadamos quase 30 toneladas de caixinhas. Quando iniciamos, quase não havia volume nenhum de arrecadação. Apesar disso, conseguimos fazer a coleta saltar para cerca de quatro toneladas por mês”, explica.

O impacto do trabalho do projeto foi tão grande que a Tetra Pak gravou um vídeo de todo o processo de reciclagem que será exibido na sede da empresa, situada na Suíça, para incentivar e valorizar iniciativas como esta por todo o mundo.

“Reciclaixinha”

A iniciativa foi desenvolvida pela bióloga e consultora da Tetra Pak, Diane Christine Gonzaga, que o inscreveu em um projeto nacional da Tetra Pak chamado “Conexões”, que existe desde 2008, com o objetivo de auxiliar o escoamento das embalagens longa vida em todo país.

Durante a premiação, a criadora da iniciativa ressaltou a relevância do projeto na qualidade de vida da população. “O impacto positivo do ciclo da reciclagem vai além de temas ambientais, a reciclagem promove também a transformação de muitas vidas. Por isso, projetos que ajudem no crescimento e empoderamento desse setor são muito importantes”, afirmou.