Ataque cibernético suspende pagamento de IPTU em Pontal do Paraná, diz Prefeitura


Por Flávia Barros Publicado 02/01/2023 às 17h14 Atualizado 18/02/2024 às 01h50

Passadas as festas, todo mundo sabe que o começo de um novo ano traz também as obrigações, entre elas as tributárias, como o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Mas, para quem tem imóvel em Pontal do Paraná e já quer se livrar delas, deixando tudo quitado, pode ter de esperar um pouco mais. A Prefeitura da cidade anunciou nesta segunda-feira (2) que a empresa responsável pelo sistema da secretaria de Finanças e Orçamento informou que ele sofreu um ataque cibernético e, por isso, está fora do ar por tempo indeterminado.

SERVIÇOS SUSPENSOS

Ainda segundo a gestão, devido ao problema, as emissões e consultas do IPTU/2023 não estão acessíveis no site da Prefeitura. Em virtude do problema, também não é possível realizar a emissão do boleto ou carnê do IPTU/2023 presencialmente na sede da administração municipal.

PRAZOS NÃO DEVEM MUDAR

De acordo com o secretário de Finanças e Orçamento, Vinicius Eppingger, ainda não há previsão de quando o sistema será restabelecido, mas os prazos previstos para pagamento do IPTU não devem ser afetados. “A empresa sofreu um ataque cibernético e está se adequando. Porém, ainda não restabeleceram. Acredito não ser necessário estender o prazo, pois a data de vencimento para o pagamento à vista ou a primeira parcela de um eventual parcelamento é só em 10 de fevereiro de 2023“, disse o secretário ao JB Litoral.

COM DESCONTO

Quem optar por pagar o IPTU à vista terá 15% de desconto. A administração municipal irá divulgar em sua página na internet assim que o serviço for restabelecido.