Atendimento odontológico gratuito beneficia milhares de pessoas em Paranaguá; saiba como ter acesso


Por Luiza Rampelotti Publicado 19/07/2023 às 17h37 Atualizado 18/02/2024 às 17h39

Os moradores de Paranaguá podem contar com o atendimento odontológico municipal gratuito, uma iniciativa que visa promover a saúde bucal de toda a população de forma acessível e de qualidade. O serviço está disponível para todos os cidadãos, basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e agendar a consulta.

Somente no período de 1º de junho a 10 de julho deste ano, foram realizados 2.688 atendimentos nas UBSs. A iniciativa oferece serviços odontológicos essenciais a todos os cidadãos, visando promover uma melhor qualidade de vida e bem-estar.

Além disso, as gestantes recebem um atendimento especial. No período citado, 122 grávidas receberam o atendimento odontológico.

O cuidado com a saúde bucal na gestação é de extrema importância para o desenvolvimento do bebê e para garantir a saúde bucal na fase adulta. O diretor do Departamento Odontológico da Prefeitura, Wilson Eugênio de Moraes, enfatiza a importância do pré-natal odontológico para gestantes.

É um tratamento principalmente de avaliação de risco, e o tratamento clínico ficará a critério do cirurgião dentista. Esse atendimento pode ser feito em qualquer período da gestação, e para aquelas que ainda não realizaram o pré-natal odontológico, basta procurar as UBSs mais próximas e informar aos enfermeiros e médicos, que farão o encaminhamento para o dentista”, diz.

Atendimento nas escolas

Outro público atendido com atenção é o infantil. Profissionais dentistas atuam em 12 estabelecimentos de ensino municipais, oferecendo um serviço diferenciado às crianças. De acordo com a dentista Danielle Viana Binni, que atua no programa, cuidar da saúde bucal desde cedo é fundamental para um desenvolvimento saudável, contribuindo para uma vida adulta com dentes fortes e prevenindo problemas bucais futuros.

Danielle reforça a importância do cuidado odontológico na infância e como isso impacta positivamente na vida adulta. “A saúde bucal na infância é muito importante para o desenvolvimento da criança e assim para a saúde bucal na fase adulta”, comenta.

A expectativa é que em breve mais locais também sejam contemplados, ampliando ainda mais o benefício para a população. A Prefeitura de Paranaguá destaca que cuidar dessa parte é essencial.

O Atendimento Odontológico Municipal gratuito torna esse cuidado acessível a todos os cidadãos, proporcionando mais qualidade de vida e sorrisos mais felizes em toda a comunidade. Basta procurar a UBS mais próxima e agendar a consulta, garantindo, assim, um futuro mais saudável para toda a família”, conclui a Prefeitura.

?? Cuidando do Sorriso de Todos! ??O Atendimento Odontológico Municipal gratuito está disponível para toda a população! ? Basta procurar a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima da sua residência e agendar seu atendimento.Nos últimos dias, temos trabalhado incansavelmente para garantir sorrisos saudáveis e felizes. De 1.º de junho a 10 de julho, realizamos 2.688 atendimentos nas UBSs, beneficiando diversos moradores. ?E não para por aí! As gestantes recebem um atendimento especial e carinhoso durante esse período, totalizando 122 atendimentos voltados exclusivamente para elas. ?❤️Não esquecemos das nossas crianças! ?? Profissionais dentistas vão até 12 estabelecimentos de ensino municipais para oferecer um atendimento diferenciado. E fiquem atentos, pois em breve, outros locais também contarão com esse benefício. ?‍??‍?Cuidar da saúde bucal é essencial, e estamos aqui para tornar esse cuidado acessível a todos! Contem sempre conosco! ? #SaúdeBucal #AtendimentoOdontológico #SorrisosSaudáveis

Publicado por Prefeitura de Paranaguá em Quarta-feira, 19 de julho de 2023

*Com informações da Prefeitura de Paranaguá