Atleta da AHPA Paranaguá é convocado pela Seleção Brasileira de Handebol de Praia


Por Luiza Rampelotti Publicado 07/09/2022 às 19h07 Atualizado 17/02/2024 às 16h54

Apesar do pouco tempo jogando pela equipe da Associação de Handebol de Paranaguá (AHPA) – cerca de um ano –, o carioca Pedro Costa Maia obteve o maior reconhecimento esperado por um atleta: foi convocado pela Seleção Brasileira para o Desafio Internacional de Handebol de Praia, que acontece de 10 a 18 de setembro na cidade de Maricá (RJ).

Ele faz questão de destacar que a convocação só foi possível graças à visibilidade que teve jogando pela AHPA. “Só tenho a agradecer a Paranaguá por abrir as portas para mim; hoje estou convocado por causa das etapas que joguei pela equipe parnanguara”, conta.

As etapas citadas por ele são as do Circuito Paranaense de Handebol de Praia e do Circuito Brasileiro, que aconteceram neste ano. Ele conta que durante os jogos teve a oportunidade de estar no meio de atletas que são referências mundiais.

Me sinto preparado para esse novo desafio. Mesmo há muitos anos ouvindo que eu seria o futuro da Seleção, nunca fui nariz em pé, sempre fui de trabalhar, focado. Já até pensei em largar o handebol, mas por causa de pessoas que acreditaram em mim e me incentivaram, não desisti”, comenta.

O atleta, que joga tanto no ataque quanto na defesa, confessa que a modalidade precisa de mais atenção. Ele conta que o handebol de praia tem pouca visibilidade e notoriedade. “Essa convocação está sendo a minha maior experiência, e ainda mais para um evento tão especial para nós que jogamos o handebol de praia, porque essa modalidade tem muita dificuldade de ter visibilidade, a imprensa transmitindo. Então estou muito feliz e espero que essa seja a primeira de muitas convocações”, diz.

“Me sinto em casa”, diz o atleta

No Desafio Internacional de Handebol de Praia, Pedro jogará contra uma equipe dos Estados Unidos, sua primeira experiência contra times de outros países.

Sobre sua experiência em Paranaguá, ele conta que tem se sentindo muito bem no município. “Me sinto em casa, feliz. O pessoal me acolheu, mesmo em tão pouco tempo. Nas vezes em que estive em Paranaguá, pude observar as belezas dessa cidade simbólica para o Brasil, a Cidade Mãe do Paraná. Andei em ruas que nunca imaginei que ainda existissem, como as ruas de pedra, com os casarios históricos. Me senti em mil oitocentos e bolinhas”, brinca o atleta.

Pedro agradece o apoio de todos os colegas de equipe, amigos, familiares e, também, apoiadores. “Agradeço a todos os meus parceiros de equipe, sem a ajuda deles essa convocação não seria possível, também ao meu clube que me possibilita estar sempre visível aos olhos da Comissão Técnica da Seleção. Estou muito feliz em poder representar meu clube e o meu país neste desafio, vou procurar fazer o melhor em quadra. Quero agradecer também a Demout Cross Fit e a todos os professores por estarem cuidando da minha parte física. Hoje me sinto bem fisicamente e preparado para essa competição por causa deles”, finaliza.

AHPA Paranaguá

O Presidente da Associação de Handebol de Paranaguá, Elizandro Pereira, também fala sobre a convocação do atleta. De acordo com ele, os bons resultados são possíveis por conta do apoio do poder público municipal. “Nosso trabalho hoje só é possível graças ao apoio que recebemos do poder público, por isso quero agradecer ao prefeito Marcelo Roque e ao secretário de Esportes Helton Ambrósio por todo incentivo fornecido a nossa entidade e a todo o esporte parnanguara. Fico muito feliz pelo Pedro, ele é uma pessoa que realmente merece, tenho certeza que vai nos representar muito bem na Seleção”, diz.

A Associação de Handebol de Paranaguá possui Termo de Colaboração celebrado com a Secretaria Municipal de Esportes e Prefeitura Municipal de Paranaguá através da Lei de Incentivo ao Esporte.