Audiência pública discutirá restauro de edificação histórica, no Litoral


Por Flávia Barros Publicado 15/11/2023 às 21h24 Atualizado 19/02/2024 às 04h48

Está marcada para a próxima segunda-feira (20), uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Guaratuba para apresentar à população o Projeto de Restauração e de Agenciamento do Espaço Externo da Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso. A audiência será promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura de Guaratuba.

O objetivo é ampliar a participação da sociedade civil no processo de elaboração do projeto de restauro, assim como validar a proposta de agenciamento do espaço público no entorno da igreja, principalmente sobre o fechamento do trecho da Rua Monsenhor Lamartine, em frente à edificação, promovendo a integração com a Praça Alexandre Mafra, medida que vai diminuir os impactos do tráfego de veículos na região, segundo o Iphan. 

Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso

A Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, localizada na Praça Alexandre Mafra, foi construída no século XVIII e tombada individualmente pelo Iphan em 1938, por meio de sua inscrição no Livro do Tombo de Belas Artes. Atualmente, está sob gestão da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso, sendo utilizada de forma complementar à igreja construída na parte posterior do templo original, sobretudo durante seus principais eventos religiosos, com destaque para a Festa do Divino Espírito Santo, com duração de 10 dias, todo mês de julho.

Projeto e audiência

O projeto de restauração está sendo custeado através de emenda parlamentar no valor de R$ 348 mil, possui três etapas e um total de 14 produtos. A verba foi encaminhada diretamente para o Iphan que fez as contratações dos trabalhos. No projeto completo de restauração estão incluídas pesquisas arqueológicas, inventário histórico, o envolvimento da comunidade e um projeto de educação patrimonial.

A audiência contará com integrantes da administração municipal, de vereadores e do Comitê de Acompanhamento do Projeto de Restauração, formado por representantes da igreja e paróquia do local, organizações da sociedade civil e também da comunidade em geral. O encontro será no próximo dia 20, às 19h, na Câmara de Guaratuba – Rua Cel. Carlos Mafra, número 494, Centro.

*Com informações do Iphan