Baleia-franca e filhote reaparecem em Matinhos e Pontal do Paraná
Que Santa Catarina, que nada! Tem uma dupla com muitos metros de beleza que, pelo visto, gostou mesmo foi das águas aqui do litoral paranaense. Uma baleia-franca (Eubalaena australis) acompanhada de seu filhote, que já haviam sido avistados na última terça-feira (15), entre os balneários Barrancos e Atami, em Pontal do Paraná, voltaram a dar o ar da graça no domingo (20), em Matinhos (balneário Inajá), e nesta segunda-feira (21), novamente em Pontal do Paraná. A espécie ainda é considerada vulnerável à extinção e visita todos os anos a costa brasileira, especialmente o litoral de Santa Catarina, para seu período reprodutivo.
Conforme noticiou o JB Litoral na primeira aparição da dupla, segundo o Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (LEC/UFPR), a mãe mede, aproximadamente, 15 metros e o filhote 6 metros. As baleias-francas-austrais são conhecidas por enfrentarem ameaças, como colisões com navios, interação com redes de pesca, perda de habitat e mudanças climáticas.
Programa de conservação
No Brasil, há um plano de ação para a conservação da espécie.
“É uma espécie que depende das nossas ações para a sua conservação. Felizmente a população está se recuperando, mas os pesquisadores têm observado uma incidência de vários tipos de doença nesses animais que podem, de alguma forma, trazer algum tipo de impacto à conservação da espécie. Todo o esforço coletivo é importante para garantirmos a sobrevivência destas mães e filhotes” disse a bióloga do LEC, Camila Domit.
Veja o passeio dos gigantes, nesta segunda-feira (21), em Pontal do Paraná:
Imagens: César Ramires