Banda de Percussão Fênix, de Matinhos, vence o Campeonato Paranaense de Fanfarras, em Prudentópolis


Por Luiza Rampelotti Publicado 24/09/2022 às 22h28 Atualizado 17/02/2024 às 18h01

Além das belas praias, Matinhos está se tornando cada vez mais conhecida pelos seus talentos musicais. No sábado (17), a Banda de Percussão Municipal Fênix venceu o 29º Campeonato Paranaense de Bandas e Fanfarras, em Prudentópolis (PR).

Ao todo, o torneio promoveu 22 apresentações em diversas categorias, e a Banda Fênix conquistou quatro títulos: 1º lugar corpo musical; 1º lugar corpo coreográfico; 2º lugar mor de comando e 1º lugar pelotão de bandeiras. Com isso, a equipe se torna pentacampeã paranaense, já que em agosto havia vencido o 30º Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas, em União da Vitória (PR).

A banda fez uma brilhante apresentação. Foi emocionante ver a dedicação, a entrega total dos alunos. Foram momentos de muita emoção com uma recepção ainda mais emocionante reconhecendo toda esta dedicação”, diz o maestro Lucas Vieira.

Atualmente, a Banda Fênix atende cerca de 80 crianças e adolescentes, de 7 aos 19 anos, que participam do projeto de musicalização iniciado há 9 anos, na Escola Municipal Wallace Thadeu de Mello e Silva. Os ensaios acontecem três vezes por semana e o objetivo é ensinar não somente educação, mas, também, formar cidadãos melhores para a sociedade.

A criança aprende muito na questão cultural, social e, ainda, traz recompensas para o município participando de campeonatos, representando Matinhos e trazendo títulos. A Banda Fênix vem se destacando no cenário paranaense”, conta o maestro.

Ele destaca o empenho e a vontade das crianças na participação do projeto. “Eles têm uma vontade muito grande, muito empenho e dedicação total. Viemos trabalhando e preparando eles para esse campeonato desde o início do ano, então eles foram na certeza de que estavam preparados”, diz.

A banda é pentacampeã paranaense de fanfarras; o último título foi conquistado no sábado (17). Foto: Prefeitura de Matinhos

Formação cultural e social


Mas, muito além da preparação apenas para os campeonatos, o maestro afirma que o projeto auxilia na formação cultural e social das crianças e adolescentes. Segundo ele, o trabalho tem sido realizado com muita qualidade, principalmente devido ao apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e dos pais dos alunos que dão suporte à banda.

Então, o mais emocionante não é nem o resultado, mas ver o comprometimento das crianças, a forma que eles tratam esse compromisso. Isso é muito gratificante. Claro que o resultado também é bacana, mas é muito bom vermos o tanto que eles se doam, se entregam nos ensaios, um incentivando o outro, isso é muito legal”, conta Lucas.

O maestro atua na cidade há 20 anos, já esteve à frente da Fanfarra Municipal de Matinhos (FAMMA) e outros. Com a paralisação das atividades da FAMMA, ele iniciou o projeto de musicalização na Escola Wallace em 2013, onde surgiu a Banda Fênix. “Ela foi crescendo e passou a ser considerada a Banda Municipal”, diz.

Maestro Lucas Vieira está à frente da banda desde o início, há 9 anos. Foto: Prefeitura de Matinhos

Para ele, o reconhecimento que vem sendo adquirido pela banda mostra que o dever tem sido cumprido. “Fico com a sensação de dever cumprido, tanto das crianças como músicos quanto como pessoas. Além, é claro, de eles sempre darem um show. No final das contas, o resultado é o de menos, mas a experiência que eles passam é o que vale”, finaliza.

Primeira viagem com a banda

As pequenas Helena e Melissa foram à primeira viagem para participar do campeonato e voltaram com vários troféus. Foto: Roger Tavares


As meninas Helena e Melissa Tavares, de 6 e 7 anos, participaram pela primeira vez de uma viagem sozinhas com a Banda Fênix, para o 29º Campeonato Paranaense. Elas se uniram às outras 53 crianças que foram participar do torneio.

Quem conta a história é o pai, Roger Tavares, que já fez parte da Fanfarra de Matinhos e, apesar da preocupação comum, se emocionou muito ao saber da vitória e, também, ao receber as filhas junto com toda a banda, em Matinhos. “Que nostalgia poder participar da chegada na cidade com carreata, como nas vezes que éramos recebidos também. Parabéns a todo o grupo e obrigado a todos os responsáveis por nossas crianças, em especial ao nosso maestro Lucas Vieira, que tem feito um lindo trabalho com nossos jovens”, disse em publicação no Facebook.

Ele ainda estendeu os agradecimentos aos pais que acompanharam a Banda Fênix até Prudentópolis e cuidaram das crianças. “Jamais teria deixado as meninas irem se não tivesse 100% de confiança em vocês”, ressaltou.