Bares e restaurantes de Paranaguá se unem para criar núcleo da Abrasel na cidade; intuito é fomentar o turismo gastronômico


Por Luiza Rampelotti Publicado 05/10/2022 às 13h30 Atualizado 17/02/2024 às 18h43

Paranaguá deverá receber um núcleo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Na terça-feira (4), representantes da entidade estiveram reunidos com empresários locais para definir as afiliações e propostas para a cidade.

A reunião aconteceu no Restaurante Di Legno Cucina Italiana e as pautas debatidas foram, especialmente, sobre a necessidade do fortalecimento da categoria de bares e restaurantes e a importância da união do setor para o desenvolvimento do município. O empresário Victor Leo Broetto, proprietário do Di Legno, fala sobre o encontro.

Nos reunimos com a diretoria da Abrasel e com empresários do setor de Paranaguá e decidimos, juntos, pela formação de um núcleo da Associação na cidade, onde conseguiremos abranger as expectativas e auxiliar as autoridades no fomento do desenvolvimento gastronômico”, diz ao JB Litoral.

Durante o encontro, o presidente regional da Abrasel no Paraná, Luis Fernando Menuci, o diretor executivo Luciano Bartolomeu e a diretora administrativa e financeira Joice Conti Bartolomeu, explicaram aos participantes sobre as vantagens de ser um afiliado à entidade, bem como sobre o desejo de trazer qualificação profissional para o setor.

Falamos sobre a força da Abrasel, o que a associação traz para o empresário, a mentalidade, união, o que pode se conseguir com isso. A entidade é muito forte a nível nacional e, desta forma, conseguiremos trazer qualificação, novas campanhas gastronômicas para Paranaguá, dentre outros benefícios”, comenta Victor.

Fomento à gastronomia

Representantes dos empreendimentos gastronômicos Madeleine Patisserie, Balaio de Frango, Villa Sushi, Tribo Natural, Tepanhaky e Disk Tonny também participaram. De acordo com eles, que estão em fase de filiação à entidade, “a associação está servindo de elo para a união dos empresários do setor de bares e restaurantes, com a finalidade de trazer força para que a categoria consiga atender as necessidades dos parnanguaras, bem como dos turistas que o núcleo terá intenção de angariar”.

Segundo Victor Broetto, o intuito é que todos trabalhem em prol do fomento à gastronomia no município. Um dos pontos levantados durante a reunião foi a respeito da falta de mão de obra qualificada para o setor em Paranaguá.

Os cursos qualificados pelas instituições credenciadas estão distantes da cidade. Temos no Senac um curso, porém é básico. A Abrasel quer auxiliar nesse sentido, para que os próprios empresários contribuam e colaborem com a formação. No caso dos garçons, por exemplo, não temos um curso técnico nessa área, que é uma mão de obra que precisa ser muito bem qualificada, porque é a apresentação de uma empresa”, afirma.

Ele também destaca que o núcleo da entidade que se formará na cidade irá apoiar e auxiliar as autoridades locais, especialmente na questão de eventos. “Queremos trazer festas na área gastronômica, apoiar na organização. A associação tem muito conhecimento no setor, experiência e bagagem. Acredito que essa união dos empresários com o apoio da Abrasel será espetacular para Paranaguá. A ideia é somar, agregar, valorizar nossa cidade”, conclui.

Núcleo da entidade será criado em Paranaguá. Foto: Agência Arthes

Semente plantada

Atualmente, os empresários que participaram do encontro estão em fase de afiliação à entidade e, assim que houver o número mínimo de afiliados, haverá uma nova reunião para o lançamento do edital e conclusão do núcleo em Paranaguá.

Uma semente foi plantada. Esse é um novo projeto para a cidade e teremos representatividade forte, mesmo com poucos participantes inicialmente. Com o decorrer do tempo, os demais bares e restaurantes irão se filiar e participar, pois verão a importância”, dizem os empresários.