Bombeiros fazem instrução de utilização de escada em gancho


Por Redação JB Litoral Publicado 21/05/2015 às 16h00 Atualizado 14/02/2024 às 07h50

Com o objetivo de prestar o serviço profissional de combate a incêndios e socorros públicos, para o qual os bombeiros são legalmente competentes, inúmeras vezes a entrada forçada e a utilização de escadas se fazem necessárias. A utilização delas é fundamental na transposição de vãos, para o acesso a locais obstruídos e para vencer diferenças de níveis. Um dos modelos de escada a serem utilizados pelos “guerreiros do fogo” é a escada com apoio em gancho, que se caracteriza por possuir ganchos em uma das extremidades, permitindo sua fixação no local desejado.

 Segundo o aspirante Bruno Arantes Hanauer, sendo prática, leve, resistente e de porte reduzido, possibilita o transporte por apenas um bombeiro. “O que poderia ser uma desvantagem, a dependência da correta fixação de seus ganchos em beirais de janelas e sacadas, torna-se o diferencial desse tipo de escada, que permite e torna mais rápido o acesso a um andar pelo lado externo de uma edificação, fato justificável e necessário em determinados casos”, ressalta.

O aspirante informa que diante dessa situação, os bombeiros militares escalados nas prontidões do 8.º Grupamento de Bombeiros do Paraná, em Paranaguá, passaram por um treinamento teórico-prático focando o correto manejo e utilização desse equipamento, simples, porém extremamente útil. Desde o início do mês de maio os caminhões utilizados pela corporação na cidade já contam com mais essa ferramenta para salvaguardar vidas e patrimônios.