Bombeiros resgatam cinco pessoas de afogamento em Matinhos, duas delas eram avó e neta


Por Flávia Barros Publicado 02/12/2023 às 21h45 Atualizado 19/02/2024 às 06h22

A temporada ainda não começou, mas o primeiro fim de semana de dezembro já está sendo de temperaturas elevadas e atraindo muitas pessoas para curtir as praias do Litoral. Na tarde deste sábado (2), durante patrulhamento preventivo na orla, o Falcão 04, helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar do Paraná (BPMOA) prestou apoio ao Corpo de Bombeiros em uma ocorrência de salvamento aquático com cinco vítimas em Caiobá, Matinhos, nas proximidades do Morro do Boi. De acordo com informações da PM, a aeronave foi ao local, onde visualizou dois bombeiros militares guarda-vidas realizando o salvamento de quatro vítimas simultaneamente, e uma quinta vítima, uma menina de 9 anos, afundando, afastada das demais.

De imediato, a tripulação do Falcão 04 realizou o lançamento do Operador Aerotático (OAT) na água através da técnica de helocasting e utilizou o sling para realizar o içamento da vítima com o Operador até a faixa de areia. Na sequência, o OAT e outro Bombeiro Militar embarcaram na aeronave e foram lançados na água para apoiar no resgate das demais vítimas. Devido à distância da faixa de areia e a gravidade de uma dessas vítimas, foi realizado o içamento de outra vítima (feminino, 49 anos) até a areia, a qual foi atendida pela equipe médica do Falcão 04 e transportada ao Hospital Regional do Litoral em Paranaguá com a aeronave. A menina de 9 anos foi transportada pela ambulância do SIATE até a UPA Praia Grande e na sequência também foi removida com a aeronave para o Hospital Regional”, detalhou o BPOMA.

As vítimas atendidas pela tripulação eram avó e neta e ambas apresentavam um grau 3 de afogamento, conforme avaliação médica.

Veja o momento dos salvamentos: