Câmaras do Litoral começam 2023 com novo mandato nas Mesas Diretoras; Matinhos, Morretes e Pontal tiveram grandes mudanças


Por Redação Publicado 23/12/2022 às 09h11 Atualizado 18/02/2024 às 00h38

O ano que vem começa com novas composições nas Mesas Diretoras das Câmaras Municipais do Litoral, ou não tão novas assim, já que em algumas cidades “continuou tudo igual”. Ao longo de 2022, especialmente neste mês de dezembro, os vereadores da região se reuniram para elegerem seus novos presidentes, vice-presidentes e secretários.

A Mesa Diretora é o órgão que dirige a Casa de Leis nos aspectos legislativos, ou seja, nos assuntos relacionados à elaboração das leis. Ela é formada pelo presidente, vice-presidente e secretários, que são eleitos para um mandato de dois anos.

É função da Mesa garantir a regularidade dos trabalhos legislativos; designar vereadores para missões de representação da Casa; propor ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo municipal; promulgar emendas à LOM – Lei Orgânica do Município e; conceder licenças ou declarar vago o cargo de vereador.

A primeira Câmara a realizar sua votação foi a de Guaratuba, em 4 de abril. Por lá, a presidente Cátia Regina Silvano (PROS), e o vice-presidente, Alaor de Oliveira Miranda (DEM), foram reconduzidos para mais um mandato a ser iniciado em 2023 até o final de 2024. Fabiano Cecílio da Silva (PSD), que é o atual primeiro secretário, passou para segundo secretário, e Itamar Cidral da Silveira Junior (PSD) entra na primeira secretaria.

Em Antonina, a Câmara realizou a eleição em 30 de novembro, e quem assume a presidência da Mesa Diretora será o vereador Wilson Clio de Almeida Filho (PL), atual primeiro secretário; a vice-presidência ficou com Paulo Roberto Broska (PSC), que é o atual presidente; a primeira secretária é Elizandre Machado (PSD), atual segunda secretária, e o segundo secretário será o parlamentar Hélio de Freitas Castro (PSL).

Morretes, Matinhos, Paranaguá e Pontal


Depois, a Câmara de Morretes realizou sua votação em 14 de dezembro. Lá, a chapa vencedora foi a presidida por Luciane Costa Coelho (Podemos); com a vice-presidência de Airton Tomazi (Podemos); Eloi Nogueira (PRB) como primeiro secretário e Celso Ferreira de Souza (PROS) como segundo secretário.

No dia 15 de dezembro, foi a Câmara de Matinhos que realizou a votação. Quem conquistou a presidência foi José Fernando de Lima (Podemos), que era suplente e, com a cassação de Milton dos Santos Ribeiro, assume a vaga. O vice-presidente será Jair de Borba Rosa (PL); primeiro secretário Márcio Fabiano Mesquita Duarte (PL) e segundo secretário Elton Lima (PSC).

Na Câmara de Paranaguá continua tudo igual para 2023. A votação foi realizada na terça-feira (20), e os vereadores reelegeram o atual presidente do Poder Legislativo Municipal, Fábio Santos (PSDB), para a continuidade no cargo no biênio 2023/2024. Nilson Diniz (União) continua na vice-presidência; Welington Frandji (Pode) segue como primeiro secretário, e a vereadora Isabelle Dias (PSB) permanece no cargo de segunda secretária.

Na quinta-feira (22) foi realizada a eleição na Câmara de Pontal do Paraná. Quem venceu a presidência foi o vereador Sinedir da Rosa Cardozo (MDB); na vice-presidência fica Cirineu Marca (PSB); como primeiro secretário Osni Alves de Abreu (PV) e como segundo secretário Deigaelte de Jesus Oliveira (PSD).

A única Câmara que ainda não realizou sua votação é a de Guaraqueçaba. De acordo com vereadores ouvidos pelo JB Litoral, ainda não se fala a respeito da data da eleição, contudo, a previsão é de que aconteça em 30 de dezembro.