Caminhada de fé e devoção: 200 peregrinos percorrem 85 km a pé em homenagem a Nossa Senhora do Rocio


Por Luiza Rampelotti Publicado 29/03/2024 às 20h27

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Uma manifestação de fé e devoção tomou conta de um trecho da BR-277 entre os municípios de São José dos Pinhais e Paranaguá nos últimos dias, com a jornada de mais de 200 devotos em uma caminhada de 85 km até o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio. A peregrinação, que começou na quarta-feira (27) e se estendeu até a tarde da quinta-feira (28), foi marcada por um misto de penitência quaresmal e agradecimento por bênçãos alcançadas pela intercessão da Padroeira do Paraná.

Peregrinos Santuário do Rocio (1)
Uma manifestação de fé e devoção tomou conta de um trecho da BR-277 entre os municípios de São José dos Pinhais e Paranaguá nos últimos dias, com a jornada de mais de 200 devotos em uma caminhada de 85 km até o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio. Foto: Santuário do Rocio

O grupo, proveniente de diversas comunidades, incluindo Roça Velha, Contenda, Vila Nova e Cachoeira, reuniu-se na noite de quarta-feira na Paróquia São Pedro, dando início a uma jornada que já se tornou tradição para muitos. Em particular, os romeiros da Capela Nossa Senhora do Rocio, da região de Contenda, mantêm viva essa prática há 29 anos, integrando-a à programação da Semana Santa do santuário.

Desde 2004, esses fiéis fazem o trajeto carregando a imagem da Mãe do Rocio, levada até o município no início da Quaresma e mantida na região até a quarta-feira que antecede o Tríduo Pascal. Durante esse período, a imagem visita centenas de moradores de São José dos Pinhais, fortalecendo os laços de devoção e comunhão.

Experiência emocionante

Luiz Augusto Pilado, da comunidade Cachoeira, é um dos devotos que participa dessa caminhada há mais de duas décadas. Para ele, a experiência é profundamente emocionante, marcada pela gratidão por graças alcançadas. “É uma emoção muito grande. Ela me atendeu na primeira vez que eu vim. Precisei Dela, fiz uma promessa e fui atendido, então até hoje eu venho para agradecer“, diz.

Outra peregrina, Tarsila Guerra, que participa da caminhada há seis anos, expressa sua gratidão e ressalta a importância do evento. “Hoje eu concluí a minha caminhada do começo ao fim. Sou muito grata, temos que agradecer sempre a Deus pela vida que nos dá, a Nossa Senhora que nos cuida e sempre nos cobre com seu manto. Isso aqui é uma coisa importante“, afirma.

Padre Dirson Gonçalves, reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, destaca a expressão de fé dos romeiros como um impulso para o turismo religioso em Paranaguá, especialmente em torno do santuário. No local, os peregrinos são acolhidos com atendimento de saúde, alimentação e espaço para descanso.

A gente tem uma equipe montada aqui do santuário para acolhida, depois, também, para curativos, a equipe de saúde, porque eles chegam com os pés machucados e depois, também, tem uma equipe de cozinha que prepara as refeições; o café, a sopa, a janta. Então basicamente temos essas três equipes“, detalha o reitor.

Além das atividades de acolhimento, os romeiros participam de celebrações religiosas, incluindo o Santo Terço e a Missa do Lava-pés, que marcam o início do Tríduo Pascal. Na manhã da Sexta-feira Santa (29), o reitor do santuário realizou a bênção de envio aos peregrinos que retornam para São José dos Pinhais, encerrando assim essa jornada de fé, perseverança, amor e devoção.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *