Caminhão compactador deve garantir uma coleta de lixo melhor e mais sustentável em Guaraqueçaba


Por Publicado 18/02/2022 às 15h59 Atualizado 17/02/2024 às 02h15

O município de Guaraqueçaba, em conjunto com outros 27 do Paraná, recebeu das mãos do governador Carlos Massa Ratinhos Junior (PSD), na terça-feira (8), um caminhão compactador de lixo para ações ambientais na cidade. A entrega aconteceu em Curitiba e contou com a participação da prefeita Lilian Ramos Narloch (PSC), do secretário de Obras, Douglas Costa e do secretário de Saúde Alcendino Ferreira Barbosa, o Thuca da Saúde.

O objetivo da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, chefiada por Marcio Nunes, é de garantir que a proteção ambiental ocorra da melhor forma possível, principalmente nas áreas que mais precisam. No caso de Guaraqueçaba, o caminhão vai auxiliar no abastecimento de água, no combate a incêndios, na limpeza de calçadas e, principalmente, na retirada de grandes volumes de resíduos sólidos.

Para a prefeita Lilian, o novo veículo irá contribuir bastante nos serviços de limpeza pública na sede do município: “Este caminhão veio em boa hora. A questão dos resíduos sólidos em Guaraqueçaba é muito delicada, ainda mais se considerarmos que estamos em meio a áreas de preservação”.

Ratinho Junior complementa a prefeita Lilian e acredita que é dando um novo exemplo que se educa e transforma hábitos antigos, que já não são mais vistos como corretos e saudáveis. “O projeto da Patrulha Ambiental faz parte de uma visão estratégica do Estado de colocar o Paraná como referência de sustentabilidade para o Brasil e o mundo, como atestou a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)”, explica.

Para o secretário de Obras, Douglas Costa, o caminhão veio em momento oportuno. “A coleta de lixo mantém a cidade limpa e, ao mesmo tempo, contribui para ampliar a vida útil do aterro sanitário”, comenta.

Além do governo estadual, a iniciativa conta com parceria do Instituto Água e Terra (IAT) e deve apresentar outras propostas sustentáveis às cidades em breve, na tentativa de garantir que o meio ambiente seja mais valorizado e preservado, de modo que o progresso não colida com as questões ecológicas.

Nossa expectativa é que, com este veículo, possamos ter uma coleta realizada com maior frequência e menor volume de resíduos destinados ao aterro sanitário, outra problemática que estamos tratando. Estou muito feliz com essa conquista e muito grata a todos os envolvidos”, diz Lilian.

O secretário de Saúde, Alcendino Ferreira Barbosa, o Thuca da Saúde, reforça que agora irão poder aposentar o caminhão que é utilizado atualmente. “O usado pela prefeitura já está ultrapassado e a nova viatura dará melhores condições de trabalho aos colaboradores. Também pretendemos fornecer uniformes próprios para os funcionários que trabalham na coleta do lixo”, comenta.

Paranaguá também recebeu

Além de Guaraqueçaba, a Cidade Mãe do Estado, Paranaguá, foi outra a receber um caminhão limpa-fossa com capacidade de 5 mil litros, juntamente com outras 17 cidades, para utilizar em projetos de proteção à natureza, garantindo limpeza e segurança local.

De acordo com a prefeitura, o veículo será um importante reforço para a execução dos serviços ambientais e no auxílio à saúde pública. A expectativa é que seu aproveitamento ocorra nas áreas de esgotamento sanitário, desobstrução do esgoto e drenagem pluvial.

Para o vice-prefeito, José Carlos Borba (PSD), o município se sente privilegiado por ter sido um dos escolhidos para ganhar o equipamento. “É com satisfação que recebemos este caminhão para ajudar Paranaguá, só tenho a agradecer ao governador por estar olhando por nós”, diz.

O vice-prefeito, Borba, disse que o município se sente privilegiado por ter sido um dos escolhidos a ganhar o equipamento
R$ 21 milhões em jogo

Além das duas cidades litorâneas, o governo entregou outros 61 caminhões aos municípios paranaenses. O investimento foi de R$ 21,4 milhões, que foram planejados para ajudar tanto na garantia de que todos terão água quanto na coleta de lixo urbano.

A entregas ocorreram ao longo da última semana, e deve ser apenas uma das ações coletivas planejadas para destacar a necessidade de proteger o ecossistema, de acordo com o Governo do Estado.

Para o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, os serviços nos quais os veículos serão utilizados refletem diretamente na qualidade de vida da população. “Cuidar do meio ambiente é cuidar das pessoas, das cidades, e dar um destino correto ao lixo”, conclui.