Campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 5


Por Redação JB Litoral Publicado 23/05/2015 às 06h00 Atualizado 14/02/2024 às 07h54
vacinação

A Campanha de Vacinação contra a Gripe será prorrogada até o dia 5 de junho. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da 1ª Regional de Saúde. As estatísticas da Semsa apontam que, até esta sexta-feira (22), foram vacinados 50% do público-alvo. A meta do município é atingir 80% de imunização dentro dos grupos prioritários (35.292 pessoas, no total).

São considerados grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, trabalhadores da área de saúde, gestantes, puerperas (mulher até 45 dias após o parto), idosos com mais de 60 anos, doentes crônicos, como pacientes com problemas cardíacos, doentes renais crônicos, diabéticos e pessoas com trissomia (com síndromes como a de Down).

A vacina está sendo aplicada das 9h às 16h30 nos seguintes locais: Posto de Saúde Divinéia, Banguzinho, Serraria do Rocha, Baduca, Vila do Povo, Vila Garcia, Vila Guarani, Jardim Iguaçu, Ilha do Mel (Nova Brasília e Encantadas) e Alexandra, e a própria Secretaria Municipal de Saúde, na avenida Gabriel de Lara, até as 16h30.

Os profissionais de saúde informam, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o médico.

Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.