Carnailha volta a animar os foliões após dois anos; “o carnaval da família”


Por Luiza Rampelotti Publicado 17/02/2023 às 16h33 Atualizado 18/02/2024 às 05h04

Depois de dois anos de hiato por conta da pandemia de Coronavírus, o Carnailha, da Ilha dos Valadares, volta a acontecer na próxima terça-feira (21). Com concentração às 16h na Praça Cyro Abalem, os foliões serão esperados com distribuição de bebida e muita festa.

Em sua 18ª edição, o Carnailha mantém a tradição do Carnaval Familiar na Ilha dos Valadares – maior bairro de Paranaguá, com cerca de 30 mil habitantes. Mas, se não fosse a pandemia, neste ano o evento completaria 20 anos.

O idealizador, João Carlos Alves Rodrigues, de 65 anos, o conhecido Carlinhos da Ilha, relembra o início do projeto, que foi criado para matar as saudades do antigo Carnaval de Salão. “Comecei em 2003, com dez amigos e umas motinhos; a coisa começou a pegar e estamos até hoje. O Carnailha tem uma história, pois no bairro Itiberê, no Valadares, tinha o Clube do Itiberê, e numa Quarta-feira de Cinzas, o pessoal saiu do baile tocando instrumentos e foi até o Mercado Municipal. Infelizmente, o Carnaval de Salão acabou em Paranaguá, então combinamos de sair na rua para relembrar. E assim surgiu o Carnailha”, relembra.

Após a concentração, às 17h, o caminhão de som com a banda Edison e Lucas, Felipe Oliver e Bloco Flor de Macambira comanda a festa em direção ao Campo do Itiberê, onde haverá uma estrutura montada para receber os foliões, com banheiro químico, bar e praça de alimentação.

Segundo o organizador, a expectativa é grande para receber os visitantes. “Estamos aguardando com muita expectativa, porque esse carnaval será diferenciado, não terá o tradicional Desfile de Carnaval, e estou vendo a procura muito grande. O pessoal vai invadir o Valadares”, destaca Carlinhos da Ilha.

Ele também garante que o Carnailha é seguro e muito familiar. “Vem foliões de outras regiões, de outras cidades, famílias inteiras. Nossa marca é a de sermos o carnaval da família e, graças a Deus, nesses anos todos, nunca tivemos nenhum problema”, conta.

Evento oficial

Carlinhos, que já foi vereador da cidade de 2013 a 2016, apresentou um Projeto de Lei para incluir a iniciativa no Calendário Oficial de Eventos de Paranaguá. Desta forma, desde 2015, o Carnaval Interno da Ilha dos Valadares está incluído no calendário pela Lei nº 509/2015.

O evento tem o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Serviços Urbanos e Secretaria de Segurança, que disponibiliza agentes da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar para fazer a segurança. A realização se dá pelo projeto Valadares Lazer e Cultura, também idealizado por Carlinhos. Além do Carnailha, o projeto ainda realiza campeonatos de futebol na Ilha dos Valadares, bem como a Festa Junina do bairro do Itiberê (Fejubi).