Carreata em memória de Claudete Alves pede justiça para casos de feminicídio no Litoral


Por Diogo Monteiro Publicado 27/08/2022 às 14h14 Atualizado 17/02/2024 às 16h03

Familiares e amigos de Claudete Alves, 55 anos, morta na noite de quarta-feira (17), no bairro Bom Retiro, em Matinhos, fizeram uma carreata pedindo justiça e mudanças nas políticas públicas de combate à violência contra a mulher. A ação aconteceu na manhã deste sábado (27), na cidade balneária.

Jonas Rocha, filho de Claudete, conversou com o JB Litoral e falou sobre o sentimento da família em relação à morte da mãe. “Os dias têm sido muito difíceis para nós todos, ela tem feito muita falta e não nos conformamos até agora sobre o que aconteceu. Hoje nosso movimento é pedindo justiça e que seu caso e de outras mulheres não caiam no esquecimento”, disse.

Na última semana, familiares compareceram na Delegacia Cidadã de Matinhos e levaram novas informações para a delegada Sâmia Coser, que comanda as investigações. “Estivemos novamente na delegacia para conversar com a delegada e levamos o aparelho celular onde havia diversas informações que ajudarão a polícia nas investigações”, comentou Jonas.

A carreata começou em frente à residência de Claudete e seguiu pela avenida Curitiba, percorrendo as ruas do centro comercial de Matinhos.

Relembre o Caso

Claudete Alves (foto), de 55 anos, foi morta por asfixia pelo seu companheiro, Josué José da Silva, de 45 anos, que reagiu ao ser abordado pela Polícia Militar e foi alvejado com um tiro na perna. O homem foi encaminhado ao Hospital Regional do Litoral (HRL), em Paranaguá, onde ficou internado sob escola policial.

Após receber alta, Josué ficou recolhido junto ao Departamento Penitenciário (Depen) e, após algumas horas, foi liberado para ser monitorado por tornozeleira eletrônica. De acordo com os familiares, na tarde de sexta-feira (26), Josué foi preso novamente e, a partir de agora, aguardará por uma nova decisão da Justiça em relação ao crime cometido.

A carreata começou em frente à residência de Claudete e seguiu pela avenida Curitiba, percorrendo as ruas do centro comercial de Matinhos. Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral