Carro furtado em Matinhos é recuperado em cidade da Região Metropolitana de Curitiba, 10 horas após crime


Por Flávia Barros Publicado 16/06/2023 às 18h52 Atualizado 18/02/2024 às 14h32

Foi-se o tempo em que o crime praticado em uma cidade ou era resolvido nela, ou ficava quase fadado às estatísticas dos que não são elucidados e os autores ficam impunes. Agora, com os sistemas integrados e as chamadas muralhas digitais, com câmeras que identificam placas de carros e outros dados, as barreiras geográficas deixaram de ser aliadas dos criminosos. Exemplo disso ocorreu na tarde desta sexta-feira (16), quando a Guarda Municipal de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), apreendeu um veículo com alerta de furto e conduziu os dois homens, condutor e passageiro, para a Delegacia de Polícia Civil do município.

O caso

De acordo com a GM de Pinhais, a ocorrência começou a ser acompanhada nesta madrugada, quando o alerta de furto, ocorrido em Matinhos, foi sinalizado pelo sistema integrado de inteligência de segurança pública do Estado. Quando o carro entrou nos limites de Pinhais, a Central de Monitoramento da GM passou a rastrear o veículo, que acabou apreendido após abordagem da equipe de patrulha, 20 minutos após a sinalização do alerta na Central.

Após localizarmos o veículo, tentamos abordar com sinais sonoros e luminosos da nossa viatura, demos ordens de parada mas, infelizmente, ele não parou e, por aproximadamente 10 minutos, circulou por várias quadras no município de Piraquara [vizinho de Pinhais, também na RMC], em alta velocidade”, relatou o GM Milto.

Ainda segundo o agente, um dos suspeitos ainda tentou fugir a pé.

Eles quase colidiram com outros veículos e pessoas na via, até parar após a nossa abordagem já no bairro Maria Antonieta, em Pinhais. Um dos indivíduos ainda tentou fugir mas foi localizado na sequência e conduzido junto com a outra pessoa que estava a bordo do veículo“, finalizou o guarda municipal.

10 horas

A ação das forças de segurança durou aproximadamente 10 horas, entre a ocorrência do furto do veículo em Matinhos e a sua recuperação em Pinhais. A Central de Monitoramento da GM de Pinhais opera 24 horas por dia com imagens de mais de 700 câmeras integradas ao sistema da Muralha Digital. Todas as entradas e saídas do município são monitoradas, além de diversos outros pontos estratégicos, assim como vem ocorrendo em municípios do Litoral, a exemplo de Paranaguá e Pontal do Paraná.