Casamento comunitário em Guaraqueçaba celebrou união de 15 casais


Por Luiza Rampelotti Publicado 26/04/2024 às 18h28

Na última quinta-feira (25), a cidade de Guaraqueçaba celebrou um evento especial: o casamento comunitário que uniu 15 casais de diversas idades e comunidades do município. A celebração foi realizada em parceria com o Programa Justiça no Bairro do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e a Prefeitura.

image-45
15 casais oficializaram a união durante o casamento comunitário realizado em Guaraqueçaba. Foto: Prefeitura de Guaraqueçaba

O evento, que originalmente estava agendado para os dias 13 e 14 de abril e seria realizado em Paranaguá, teve que ser cancelado. No entanto, a Secretaria Municipal de Ação Social de Guaraqueçaba assumiu a responsabilidade de garantir o suporte necessário para reagendar e realizar o evento na própria cidade, assegurando que os direitos dos cidadãos não fossem prejudicados.

Assim, o casamento comunitário foi dividido em duas partes, com a primeira ocorrendo em 15 de abril. Na primeira etapa, os atendimentos foram conduzidos com o auxílio da equipe da Secretaria Municipal de Ação Social, em colaboração com os promotores públicos do programa Justiça no Bairro. Através de videochamadas, foram realizados atendimentos que abordaram uma variedade de questões legais, desde pedidos de divórcio até reconhecimento de paternidade, demonstrando o compromisso com a resolução de questões familiares e a garantia dos direitos civis dos cidadãos.

Já a segunda parte do evento, o tão aguardado casamento comunitário, aconteceu na quinta (25), em parceria com o cartório do município. Neste dia, os 15 casais guaraqueçabanos puderam oficializar sua união, celebrando o amor e o compromisso mútuo em uma cerimônia que simboliza não apenas o vínculo entre duas pessoas, mas também o fortalecimento da comunidade como um todo.

O casamento comunitário em Guaraqueçaba foi mais do que uma simples cerimônia; foi um testemunho do poder da colaboração e do compromisso com o bem-estar e os direitos dos cidadãos. E através da parceria entre o Programa Justiça no Bairro e a comunidade, eventos como este continuam a reforçar os valores de solidariedade, justiça e união que são fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirmou a prefeita Lilian Ramos Narloch (Podemos) ao JB Litoral.

Justiça no Bairro

Criado em 2003, o Programa Justiça no Bairro se tornou uma referência nacional em responsabilidade social do Poder Judiciário do Paraná. Com sua abordagem multidisciplinar e colaborativa, a iniciativa visa resolver demandas judiciais e também atender às necessidades da comunidade, garantindo o acesso à justiça de forma eficiente e inclusiva.

Com a participação de magistrados, promotores, advogados voluntários, estudantes de direito, profissionais da saúde e assistência social, entre outros, o Programa Justiça no Bairro demonstra o poder da cooperação entre instituições públicas, privadas e filantrópicas na promoção da cidadania e no fortalecimento dos laços comunitários.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *