Castração gratuita de animais chega a Pontal do Paraná e Matinhos


Por Denise Becker Publicado 13/08/2022 às 14h12 Atualizado 17/02/2024 às 15h04

A próxima parada do circuito de castração gratuita de cães e gatos – Castrapet Paraná – chega a Pontal do Paraná, na quarta e quinta-feira (17 e 18). Matinhos terá um único dia, será na sexta-feira (19). As datas foram definidas pela Secretaria do Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná (Sedest), em parceria com as prefeituras.

Em Pontal do Paraná, os atendimentos serão realizados no pátio da Prefeitura de Praia de Leste, com início às 8 horas da manhã, com previsão de encerramento às 17 horas. Segundo consulta do JB Litoral ao setor de comunicação do município, “a castração dos animais irá atender uma fila que já têm as solicitações via protocolo da Prefeitura e as pessoas são agendadas a partir dessas solicitações”. A assessoria estima que serão castrados cerca de 500 animais no município e os veterinários do programa irão realizar o procedimento.

Em Matinhos, aproximadamente 218 animais serão castrados, a população de Matinhos deve estar atenta ao calendário do Castrapet na cidade. Será na sexta-feira (19), com horário agendado, a partir das 9 horas da manhã até às 17 horas. As pessoas devem se dirigir até a sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, na rua Irati, nº 121, no bairro Bom Retiro. Vale lembrar que o cadastramento já vem acontecendo desde o dia 01 de agosto e pode ser realizado até quarta-feira (17). Para efetuar o cadastro, levar comprovante de residência, resumo do cadastro único ou histórico de adoção, além da identificação do tutor (RG e CPF).

Em Matinhos, critérios de seleção

  • Tutores de baixa renda e vulnerabilidade social
  • Residir no município de Matinhos (PR).
  • Serão aceitos somete animais acima de 6 meses e no máximo 8 anos.
  • Somete animais sem raça definida ou animais adotados de rua com comprovação
  • Animas de rua podem ser castrados, desde que uma pessoa fique responsável no momento do pré e pós-operatório até a retirada dos pontos.

Caso não sejam preenchidas todas as vagas com os tutores de baixa renda, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente informa que podem se inscrever os tutores que não possuem cadastro único. Ainda solicita à população para não levar os animais no dia da inscrição.

A iniciativa do Estado faz parte do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná). O programa foi lançado em 2020 e até o momento já percorreu 219 cidades.