Cattalini e Especialistas da Alegria unem forças em projeto voluntário para levar alegria a unidades de saúde e asilos de Paranaguá


Por Luiza Rampelotti Publicado 26/02/2024 às 22h10

No último sábado (24), a Cattalini Terminais Marítimos lançou seu cronograma de ações voluntárias para 2024. O encontro aconteceu no Sesc Paranaguá e reuniu o controller da empresa, Fábio Jorge, a coordenadora de sustentabilidade, Ângela Bahry, o coordenador do projeto Especialistas da Alegria, Jefferson Bertoldi, além de voluntários para compartilhar as novidades e metas para o ano corrente.

Voluntários Cattalini
No último sábado (24), a Cattalini Terminais Marítimos lançou seu cronograma de ações voluntárias para 2024. Foto: JB Litoral

O controller da Cattalini, Fábio Jorge, destacou a importância do evento para os voluntários da empresa. Segundo ele, o objetivo principal foi apresentar o cronograma de ações, evidenciando o impacto positivo do trabalho voluntário no dia a dia da comunidade.

Compartilhamos um pouco da importância do voluntariado, trazendo conhecimentos com os palhaços do grupo Especialistas da Alegria, que darão início a um novo projeto em Paranaguá, com o apoio da Cattalini. Estamos desenvolvendo um projeto em parceria com eles, que levará voluntários para unidades de saúde, UPA e para os abrigos de idosos da cidade. Vamos levar um pouco dessa alegria junto com os palhaços”, adianta Fábio.

Os projetos em parceria com os Especialistas da Alegria, que já perduram há mais de três anos nas escolas e ilhas da cidade, agora se estenderão para as unidades de saúde e abrigos de idosos de Paranaguá. Além disso, a parceria se desdobrará na criação de uma escola de palhaços em Paranaguá, visando capacitar os voluntários para executar as ações nas unidades de saúde de maneira eficiente e adequada.

A iniciativa pretende não apenas beneficiar a comunidade, mas também inspirar outras empresas a se engajarem em ações voluntárias. “Não estamos apenas investindo no entorno; o impacto desse projeto se estenderá por toda a cidade. Nossa visão é abrangente, iniciando com o fortalecimento do entorno e expandindo para abranger toda a cidade e a região do Litoral“, afirma Fábio Jorge.

Especialistas da Alegria

Jefferson Bertoldi
Jefferson Bertoldi, coordenador do projeto Especialistas da Alegria. Foto: JB Litoral

Jefferson Bertoldi, coordenador do projeto Especialistas da Alegria, compartilhou a trajetória do grupo de palhaços voluntários que atua há 11 anos em Curitiba e há três anos atua em Paranaguá com o apoio da Cattalini, realizando ações em escolas e ilhas do Litoral. Ele também revela detalhes sobre o novo projeto em andamento.

Em breve, lançaremos uma campanha para atrair voluntários, já em diálogo com instituições de saúde de Paranaguá. A parceria com a Cattalini é fundamental, pois a empresa sempre apoiou nossos projetos. Estamos ansiosos para começar em Paranaguá, e se der certo aqui, esperamos expandir pelo Brasil”, diz ao JB Litoral.

Com 26 voluntários, as ações dos Especialistas da Alegria vão muito além do que simplesmente colocar um nariz vermelho. “Para ser um palhaço voluntário, é necessária muita preparação, exige estudo e desenvolvimento contínuo. E, por isso, novos voluntários passam por um teste seletivo e, se forem aprovados, podem atuar no projeto. Entendemos o palhaço como um promotor de saúde e, para isso, é necessário comprometimento”, comenta.

Referência para o Litoral

A coordenadora de sustentabilidade da Cattalini, Ângela Bahry, ressalta a importância do grupo de voluntariado da empresa, que já existe há quase cinco anos. “Buscamos gerar impacto na comunidade por meio de ações sociais e ambientais. Neste ano, realizaremos ações ambientais, como limpezas nas ilhas e mangues, e sociais, em escolas, unidades de saúde e asilos, por exemplo. Focaremos também em ações para crianças e adolescentes, incentivando a participação das famílias no voluntariado”, conta.

Ela ainda enfatiza que o programa de voluntariado da Cattalini busca ser uma inspiração para as demais empresas de Paranaguá. “Outro aspecto bastante positivo é que, por meio de nosso empenho, diversas empresas já demonstram interesse em participar do voluntariado. Essa sempre foi uma das nossas principais expectativas: tornar-se uma referência e inspirar outras organizações a se envolverem nessa iniciativa”, conclui Ângela Bahry.

Cattalini-e-Especialistas-da-Alegria-Voluntarios-24-02-2024-Foto-JB-Litoral-22
Os projetos em parceria com os Especialistas da Alegria, que já perduram há mais de três anos nas escolas e ilhas da cidade, agora se estenderão para as unidades de saúde e abrigos de idosos de Paranaguá. Foto: JB Litoral

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *