Cattalini patrocina formação musical para jovens e crianças de Paranaguá; inscrições abrem na segunda-feira (21)


Por Amanda Batista Publicado 18/08/2023 às 15h10 Atualizado 18/02/2024 às 20h42
Aulas começam no dia 28 de agosto. Foto: JB Litoral.

Na próxima segunda-feira (21), serão abertas as matrículas para o curso de Formação Musical, ministrado pela Filarmônica Antoninense, em parceria com a Cattalini Terminais Marítimos. As inscrições acontecem até o dia 23 de agosto, das 8h às 17h, na Estação Ferroviária de Paranaguá.

As aulas gratuitas oferecem habilitação em diversos instrumentos musicais e são patrocinadas por meio do Programa Comunidade Viva, que busca o desenvolvimento da comunidade parnanguara com projetos voltados à educação, cultura, esporte, saúde e cidadania.

O curso é direcionado para crianças e jovens entre 9 e 16 anos de idade das escolas públicas localizadas nas redondezas da empresa, mas também é aberto para toda a comunidade. A seleção acontecerá por meio de entrevista no dia 24 de agosto, que deve verificar aptidão musical e interesse dos candidatos no projeto.

O controller da Cattalini, Fábio Martins Jorge, conta que o objetivo da empresa é obter um crescimento atrelado ao desenvolvimento da região onde está inserida, gerando novas oportunidades para jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social.

Esperamos que outras empresas também busquem desenvolver as comunidades que as cercam para que possamos melhorar a qualidade de vida da população como um todo”, afirma Fábio Martins.

Para o diretor da Filarmônica Antoninense, Mário de Castro, ensinar a teoria e prática musical para os jovens e adultos do projeto é uma experiência única, que têm um efeito duradouro na educação e no futuro dos aprendizes.

A cada novo passo que conquistamos, como é o caso agora de um lugar maior e mais central, ficamos felizes por proporcionar esse lindo projeto para mais pessoas que amam a música, contando com o apoio da Cattalini”, destaca.

Mudança de sede

Desde que a parceria com a Filarmônica surgiu, em 2019, o curso era sediado na associação de funcionários da Cattalini. Porém, devido ao alto fluxo de caminhões na região, a empresa assinou um termo de cooperação com a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria de Turismo, para que as aulas fossem ministradas na Estação Ferroviária devido ao fácil acesso e segurança do local.

Este é um projeto muito importante para a Cattalini. Através do Programa Comunidade Viva, conseguimos levar educação, esporte e entretenimento para a comunidade e gerar novas oportunidades para jovens e crianças”, afirma a Coordenadora Ambiental, Social e Governança, Ângela Cristina Bahry.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, também celebrou a expansão da parceria. “A Cattalini é compromissada com as contrapartidas sociais que a cidade merece, assim como a gestão do Prefeito Marcelo Roque (PSD), que busca parcerias e cria um ambiente harmonioso, e quem mais ganha com isso é a população, acessando cultura e ensino de qualidade”, conclui a secretária.