Cattalini traz a Paranaguá o 12º Festival Nacional de Capoeira neste fim de semana


Por Diogo Monteiro Publicado 18/03/2022 às 17h26 Atualizado 17/02/2024 às 04h16

Começou nesta quinta-feira (17) a 12ª Edição do Festival Nacional da Arte Capoeira, em Paranaguá. O evento é organizado pelo Projeto Crianças Aprendem o que Vivenciam, através da Lei de Incentivo ao Esporte e tem o apoio da Cattalini Terminais Marítimos, por meio do Programa Cattalini + Sustentável. O Festival segue nesta sexta-feira (18) e sábado (19) com diversas programações.

A abertura do evento foi realizada no auditório da Escola Municipal Presidente Costa e Silva, no bairro do Rocio, e contou com a presença de dezenas de crianças. De acordo com Janaina Luz, coordenadora do Projeto, para poderem participar, os alunos precisam ter bom comportamento em casa e boas notas na escola. “O nosso projeto foi criado para resgatar crianças que vivem em situações de vulnerabilidade social e, nesse trabalho, nós temos como principal objetivo formar cidadãos. Nós cobramos um bom desempenho escolar, educação com outros colegas de projeto e tudo isso com a capoeira sendo a nossa atividade principal, dentro desse grupo”, disse.

Para que o Projeto consiga atender todas as demandas, Janaina destacou que é preciso contar com uma empresa engajada com a comunidade, pois sem esse apoio seria inviável realizar as atividades culturais. “A Catallini é uma grande parceira nesse trabalho de resgate e apoio às famílias destas crianças, através do nosso projeto. Esse patrocínio proporciona a compra de uniformes, realização de eventos e festivais e a troca da corda deles a cada fase que conquistam”, explicou.

12º Festival de Nacional da Arte Capoeira. Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral

Quem também prestigiou a abertura do festival foi o Controller da Cattalini, Fábio Martins Jorge, que se disse satisfeito com o resultado do evento que busca fortalecer a arte da capoeira na cidade. “Esse projeto representa bem o objetivo da nossa empresa em relação a nossa comunidade, pois são 150 crianças que praticam a capoeira no contraturno escolar, aprendendo a capoeira, a expressão cultural que simboliza nosso país”, disse.

Em 2022 o projeto deverá ser estendido para outras escolas públicas da cidade. Atualmente, ele acontece nas escolas municipais “Professor Randolfo Arzua” e “Presidente Costa e Silva” e no Colégio Estadual “Bento Munhoz da Rocha Neto”. “Agora entramos na fase de expansão, onde mais 200 crianças deverão participar das aulas, proporcionando e ampliando o conhecimento da história dessa grande manifestação popular em nossa cidade”, finalizou o representante da Cattalini.

Confira a Programação:

  • DATA: 18/03 – Sexta-Feira

19h – Roda de Conversa e Apresentação Cultural

Local: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR – Paranaguá/PR

  • DATA: 19/03 – Sábado

10h às 12h – Oficina de Capoeira e Samba de Roda Oficinas de 30 minutos

Local: Praça de Eventos Mário Roque

Professor Matraca, Rita da Barquinha/BA, Professor Pião/PA e Professora Barbara

13h30 às 16h30 – Batizado e Troca de Cordas

Local: Praça de Eventos Mário Roque